BUSCAR
BUSCAR
Pandemia
Parceria vai permitir que escolas da rede pública sigam protocolos de bioprevenção na retomada presencial no RN
Sebrae no Rio Grande do Norte firmou uma parceria com FEMURN, Sesi-RN e UNDIME-RN que vai atender, inicialmente, 1.000 escolas da rede municipal de ensino em todo o estado.
Redação
14/04/2021 | 07:51

A rede pública de ensino foi um dos segmentos do setor da educação no país mais afetados pela pandemia do coronavirus (Covid-19). Para amenizar os impactos provocados pelo distanciamento social e a falta de estrutura para uma retomada segura das atividades escolares nas escolas municipais, o Sebrae no Rio Grande do Norte firmou uma parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN e o Sesi-RN que vai atender, inicialmente, 1.000 escolas da rede municipal de ensino em todo o estado. A parceria conta com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN) na articulação com as Secretarias Municipais de Educação. As inscrições das escolas já podem ser feitas através do link http://bit.ly/EscolasPúblicasRN .

O programa de Bioprevenção Reinicie, executado com sucesso em escolas particulares que já retomaram suas atividades presenciais e de forma híbrida, terá início na rede pública de ensino a partir do preenchimento de formulário específico, seguido da assinatura do Termo de Adesão e a aprovação do cronograma de execução da consultoria. O programa é composto por quatro etapas com duração de três semanas, sendo a primeira de forma presencial, na qual é elaborado um diagnóstico da situação da escola. A segunda etapa ocorrerá em dois encontros, via online, nos quais são realizados o plano de ação e a capacitação do pessoal da instituição de ensino e a terceira etapa será em encontro presencial, no qual é feita a verificação e o plano de prevenção. O ciclo final culmina com a entrega do certificado e o Selo de Bioprevenção à escola. municipal

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, explica que o propósito da iniciativa do Sebrae é contribuir para a retomada segura das escolas públicas municipais, através de intervenções e orientações sobre as medidas de bioprevenção contra a Covid-19. “O nosso compromisso maior é com a educação e o empreendedorismo. A meta é atendermos todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte com consultorias com o mesmo nível e qualidade das que realizamos nas 350 escolas particulares, que estão funcionando em formarto híbrido e com pleno êxito”, afirma Melo.

As consultorias serão realizadas pelas equipes de Segurança e Medicina do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi-RN) O investimento de R$ 2,5 milhões terá 90% dos recursos oriundos do Sebrae Nacional e do Sebrae-RN e o restante da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN. Vale salientar que o retorno às atividades em sala de aula está condicionado aos decretos estadual e municipais, conforme a legislação.

Todas as escolas que participarem da consultoria e implementarem as medidas, receberão um kit básico de Bioprevenção, além de um certificado e o Selo de Bioprevenção, desde que tenham cumprido todas as etapas previstas na Consultoria de Orientação em Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e cuidados contra a Covid-19. “Firmamos a parceria com o Sesi-RN para realizar a Consultoria de Orientação em Boas Práticas Higiênico-sanitárias e cuidados contra a Covid-19 nas escolas participantes desse programa”, explica a analista técnica do Sebrae-RN, Conceição Moreno, lembrando que serão atendidas, em média, 50% do número de estabelecimentos escolares existentes em cada município.

Com implementação da consultoria em bioprevenção, as escolas garantem a adequação dos processos para mitigar os riscos de contaminação pela Covid-19 e contarão com uma equipe treinada e orientada quanto aos protocolos de segurança. Sinalizadas com uma comunicação visual clara e adequada, as escolas oferecerão melhores condições para a segurança sanitária e saúde coletiva dos seus alunos, funcionários e servidores públicos. Com isso, o sistema educacional público ganhará maior credibilidade por parte da sociedade.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, Anteomar Pereira, mais conhecido como Babá, a iniciativa do Sebrae em parceria com a Federação se reveste de fundamental importância, na medida em que vai permitir que os municípios façam a retomada das aulas presenciais de forma segura, adotando todos os protocolos de bioprevenção exigidos pelas normas sanitárias. “Sem essa importante contribuição do Sebrae, a maioria dos municípios jamais teriam condições de reiniciar com a maior brevidade possível as atividades em sala de aula, de forma presencial e híbrida”, reconhece Babá Pereira.

A gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial, Lorena Roosevelt, destaca que a educação é o principal vetor para o desenvolvimento e, consequentemente, para o ambiente de negócios. Segundo ela, no atual momento, fomentar a educação empreendedora passa diretamente pelas condições sanitárias e prevenção aos riscos de contaminação. “As medidas voltadas para saúde coletiva no ambiente escolar viabilizam a segurança necessária para que as lideranças municipais possam criar uma agenda positiva para a educação”, apregoa. Lorena Roosevelt reitera a importância do Sebrae envidar esforços com as prefeituras e secretarias de educação, em parceria com a FEMURN e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN), num verdadeiro mutirão em prol da educação e do empreendedorismo nos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.