BUSCAR
BUSCAR
Editorial
Pandemia fala mais alto
Redação
28/04/2020 | 00:45

Finalmente, caiu a ficha do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para os riscos de manter um litígio verbal com o presidente Jair Bolsonaro em
tempos de pandemia.

Nesta segunda-feira, o filho de César Maia deu a primeira entrevista coletiva depois de dias de silêncio. Para deixar claro que o presidente da República não é mais sua prioridade e tampouco está disposto a piorar as coisas aceitando um dos vários pedidos de impeachment sobre sua mesa.

Pode ser resultado das pressões e escrachos sofridos por ele nas redes sociais, de parte de pilhados bolsonaristas, mas pode ser também estratégia, já que claramente a pandemia atrapalha qualquer ação política neste momento.

Maia talvez tenha percebido que, se levantar suas armas, pode fazer
Bolsonaro se afastar de parte do centrão que hoje o socorre em troca de cargos e outras benesses.

Ou talvez pretenda apenas ganhar tempo e esperar o que venha do Poder Judiciário, que ainda digere a saída de Sérgio Moro daquele que deveria ser um superministério da Justiça.

As pendências permanecem e dependem do que acontecerá nas próximas horas.

Se o presidente conseguirá ou não emplacar os nomes de sua confiança na Justiça e na superintendência da Polícia Federal e, principalmente, como responderá a isto uma sociedade assolada pelos efeitos econômicos da pandemia.

Então, se todos esse pressupostos estiverem corretos, Maia age bem e adota o tempo como o seu maior conselheiro, já que Bolsonaro nem sempre preza o tempo ou a presença de inimigos de verdade para enfrentar.

Atribui-se a Gore Vidal, um importante escritor americano do século XX, uma frase que cabe bastante bem neste mosaico. Diz mais ou menos o seguinte: “Às vezes, guerras são ganhas sem que seja preciso disparar um único tiro”. Quando o oponente é um Jair Bolsonaro, isso faz todo o sentido.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.