BUSCAR
BUSCAR
Recado
Presidente do Senado reage a ameaça às eleições: “Vão acontecer. É inegociável”
Presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) voltou a dizer que o país não irá "admitir retrocessos"
Metrópoles
22/07/2021 | 13:52

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), usou as redes sociais, nesta quinta-feira 22 para rebater as supostas ameaças do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que teriam sido feitas em recado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), condicionando a realização das eleições de 2022 ao voto impresso.

Assim como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Pacheco adotou um tom mais cauteloso. Pelo Twitter, o senador afirmou que, “seja qual for o modelo, a realização das eleições não está em discussão”.

“Isso é inegociável. Elas irão acontecer, pois são a expressão mais pura da soberania do povo. Sem elas, não há democracia, e o país não admite retrocessos”, prosseguiu o parlamentar.

O presidente do Senado disse, ainda, que cabe aos parlamentares discutirem e decidirem sobre o sistema político-eleitoral, o financiamento de campanha e a modalidade do voto.

Mais cedo, o jornal O Estado de S.Paulo publicou reportagem relatando como o recado do general teria sido dado a Arthur Lira – no último dia 8 de julho, por meio de um interlocutor. Na ocasião, Braga Netto estaria acompanhado de chefes militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Ao chegar à pasta da Defesa nesta manhã, o general foi questionado por jornalistas sobre a matéria e respondeu: “Mentira, invenção”.

Uma fonte ligada a Braga Netto também negou, em conversa reservada com o Metrópoles, que o fato tenha ocorrido. “Interlocutor? Não se manda recado neste nível. E não é postura de uma autoridade”, pontuou.

Em nota oficial, porém, o ministro defendeu o voto impresso: “Acredito que todo cidadão deseja maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes. A discussão sobre o voto eletrônico e auditável, por meio de comprovante impresso, é legítima e está sendo analisada pelo Congresso”.

Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco 7
Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco 7
Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco
Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco 9
Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco 9
Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
Coletiva de imprensa com presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.