BUSCAR
BUSCAR
Música

Orquestra Sinfônica do RN apresenta Concerto Oficial de Novembro nesta quarta

Evento gratuito integra a programação do projeto Movimento Sinfônico, que segue com campanha de arrecadação de alimentos
Redação
26/11/2025 | 07:45

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realiza, nesta quarta-feira 26, o Concerto Oficial de Novembro, sob regência do maestro Linus Lerner, no Teatro Alberto Maranhão (TAM). A apresentação, que integra o Projeto Movimento Sinfônico, contará com a participação da pianista Fanya Lin (China/EUA) e do flautista brasileiro Roberto Silva. O concerto será às 19h30, com entrada gratuita.

O programa reúne obras de diferentes períodos e escolas da música clássica. A abertura fica por conta da ópera “Ruslan e Ludmila”, de Mikhail Glinka, marco da tradição orquestral russa do século XIX. Em seguida, Roberto Silva, flautista reconhecido pela versatilidade e trajetória artística dedicada ao ensino e à divulgação da música de concerto, interpreta a “Fantasia Brilhante sobre Carmen”, de François Borne.

image
Apresentação, com regência de Linus Lerner, terá obras russas e francesas - Foto: LEW FERREIRA

Na sequência, o público vai conferir um solo da pianista Fanya Lin, que apresenta o Concerto nº 2 para Piano, de Sergei Rachmaninoff, obra central do período romântico russo. Descrita pela Musical America e pelo The New York Times como uma “intérprete impressionante” que oferece uma “apresentação dedicada e sincera”, Fanya Lin é uma das pianistas mais reconhecidas de sua geração.

“Teremos obras que vão do brilho russo de Glinka à força emocional de Rachmaninoff, com a presença da pianista Fanya Lin, uma artista de grande sensibilidade com quem já tive o prazer de trabalhar. Também será uma alegria dividir o palco com o flautista Roberto Silva, em uma peça cheia de virtuosismo e energia. Vai ser um concerto cheio de emoção e grandes momentos musicais”, afirma o maestro Linus Lerner.

Encerrando a noite, a OSRN executa a “Suíte O Pássaro de Fogo” (versão de 1919), de Igor Stravinsky, composta a partir do balé homônimo que consolidou o autor como uma das principais figuras da música do século XX.

Formação e impacto social

Com o compromisso de democratizar o acesso à música de concerto, o projeto Movimento Sinfônico realiza atividades formativas abertas ao público. Nesta segunda-feira 24, às 19h, o Teatro Alberto Maranhão recebeu a Masterclasse de Piano com Fanya Lin, voltada para estudantes e profissionais da área. Já na terça 25, às 14h, foi realizado um Ensaio Aberto, também no TAM, oferecendo ao público a oportunidade de acompanhar de perto o processo de preparação da orquestra.

Além disso, segundo a produtora da Mapa Realizações Culturais, Tatiane Fernandes, ampliar o impacto social é uma das metas do projeto Movimento Sinfônico. “Por isso, seguimos com a nossa campanha de arrecadação de alimentos, que será destinada à comunidade de Nova Descoberta e à Attransparência, associação potiguar que atua no acolhimento de pessoas transexuais e travestis”, destaca.

O Movimento Sinfônico é realizado por meio da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto (FJA), Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, e produção da Mapa Realizações Culturais. A OSRN é o maior e mais antigo grupo artístico mantido pelo Governo do Estado do RN.

Serviço

O quê: Concerto Oficial de Novembro – OSRN
Regência: Maestro Linus Lerner
Solistas: Fanya Lin (piano – China/EUA) e Roberto Silva (flauta – Brasil)
Quando: 26 de novembro (quarta-feira), às 19h30
Onde: Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN)
Ingressos: 2º lote presencial: retirada 1h antes do concerto, na bilheteria do TAM
Doação de alimentos: voluntária, destinada à comunidade de Nova Descoberta e à ONG Attransparência RN
Mais informações: @osrn.oficial | @maparealizacoesculturais

NOTÍCIAS RELACIONADAS