BUSCAR
BUSCAR
Veraneio
Orla de Natal tem calçadões esburacados e equipamentos sem manutenção
Estação mais quente do ano já começou, mas os velhos problemas na orla da capital potiguar continuam. O Agora RN percorreu as principais praias da cidade e verificou falta de infraestrutura
Dandarah Filgueira
29/12/2020 | 08:57

O Rio Grande do Norte é um conhecido destino turístico por causa das belezas naturais, que incluem as praias de paisagens paradisíacas. De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), a tendência é que o estado receba uma grande quantidade de turistas durante este verão.

No entanto, ao caminhar pelas orlas das zonas Norte e Sul da capital potiguar, a reportagem do Agora RN encontrou vários (e antigos) problemas de infraestrutura e manutenção. Buracos e falta de piso tátil, bancos destruídos, banheiros públicos sujos, além da inexistência de acessibilidade. Quem tem aproveitado as praias da cidade se depara com uma sucessão de obstáculos.

Redinha

O Mercado Público, na Redinha, lugar onde os banhistas podem comer a famosa ginga com tapioca, está com parte do calçamento esburacado, além de bancos quebrados. José Amaro, de 38 anos, é cadeirante, frequenta a Redinha com a esposa e aproveita o passeio à praia para comprar peixe. Para ele, o estado deteriorado das calçadas é um obstáculo a mais. “Além da dificuldade de andar de ônibus, nem todas as paradas são acessíveis. A gente chega na praia e tem algumas rampas, mas tem essa buraqueira. Fazem o calçamento, mas não dão a devida manutenção”, desabafou.

Orla de natal tem calçadões esburacados e equipamentos sem manutenção
Proximidades do Mercado Público da Redinha. Foto: José Aldenir/Agora RN

Uma escadaria para descer para o mar que fica próxima ao Mercado Público da Redinha também está completamente deteriorada. As pedras podem fazer com que alguém se machuque, além disso, o piso tátil, que permite acessibilidade para pessoas cegas, está quebrado.

Orla de natal tem calçadões esburacados e equipamentos sem manutenção
Escadaria da Redinha. Foto: José Aldenir/Agora RN

Praia do Meio

Já na Praia do Meio, uma das maiores reclamações dos frequentadores é a situação dos banheiros públicos, que se encontram fechados, acumulando sujeira e mau cheiro que incomodam a todos que passam por perto.

Orla de natal tem calçadões esburacados e equipamentos sem manutenção
Banheiro na Praia do Meio. Foto: José Aldenir/Agora RN

Ainda na Praia do Meio, uma parte do calçadão de aproximadamente 6 metros está incompleta, fazendo com que as pessoas precisem caminhar mais para desviar do enorme buraco. Para uma pessoa com deficiência, que precise se locomover com uma cadeira de rodas, é impossível passar por ali.

Orla de natal tem calçadões esburacados e equipamentos sem manutenção
Calçadão da Praia do Meio. Foto: José Aldenir/Agora RN

Ponta Negra

A praia de Ponta Negra, na Zona Sul, pode parecer em condições melhores do que as outras praias. No entanto, também encontramos alguns problemas pontuais, como bancos quebrados, algo que pode ser perigoso pois algum banhista pode sentar e se machucar.

Orla de natal tem calçadões esburacados e equipamentos sem manutenção
Banco quebrado em Ponta Negra. Foto: José Aldenir/Agora RN

Os banheiros de Ponta Negra se encontram em uma situação desagradável. Só recebem alguma manutenção dos donos dos quiosques da praia, que precisam mantê-los minimamente utilizáveis para seus clientes.

Orla de natal tem calçadões esburacados e equipamentos sem manutenção
Banheiro em Ponta Negra. Foto: José Aldenir/Agora RN

Um dos caminhos para descer para a praia é uma ladeira estreita, onde canos que saem dos hotéis da orla rejeitam a água da piscina. A situação é preocupante pois os banhistas precisam desviar da água e correm o risco de escorregar ao passar pela ladeira.

Ponta Negra também apresenta problemas na questão da acessibilidade para pessoas com deficiência, com rampas para os cadeirantes deterioradas, sem nenhuma manutenção.

Orla de natal tem calçadões esburacados e equipamentos sem manutenção
Calçada em Ponta Negra. Foto: José Aldenir/Agora RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.