Após especulações, a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 confirmou nesta quinta-feira que o Pré-Olímpico Mundial de Nado Artístico, que seria o primeiro evento-teste antes do início da Olimpíada, foi adiado por dois meses em decorrência das restrições estabelecidas pelo Governo do Japão para combater a pandemia do coronavírus.
Previsto para ser realizado entre 4 e 7 de março, em Tóquio, o evento de nado sincronizado, que servirá como torneio de qualificação e reunirá nadadoras de 10 países, agora será realizado de 1 a 4 de maio. Segundo a organização dos Jogos, a decisão de adiá-lo foi tomada para “garantir as condições mais equitativas possíveis para a participação dos atletas” e respeitar as restrições de viagens em vigor no Japão.
Outros eventos de qualificação, contudo, continuarão a ser realizados no país, como a Copa do Mundo de Mergulho, em abril, e a maratona de natação, em maio.
Isso porque no início de janeiro, o governo do Japão declarou estado de emergência de um mês na capital Tóquio e em outras cidades para conter a disseminação de infecções pelo coronavírus. As medidas são válidas até o dia 7 de fevereiro. A primeira prova de 2021 agora será o rugby em cadeira de rodas, dos Jogos Paralímpicos, que serão realizados de 3 a 4 de abril.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão marcados para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto. O evento seria realizado no ano passado, mas foi adiado para este ano em razão da pandemia. A expectativa é que o aumento da vacinação dê segurança para a organização da Olimpíada.