BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Opinião: Inspirações a partir do Forte dos Reis Magos

Confira a análise do AGORA RN sobre o trabalho de remoção da pichação do Forte dos Reis Magos realizados por internos do sistema prisional
Redação
26/10/2023 | 05:00

O recente episódio de vandalismo no Forte dos Reis Magos, em Natal, reacendeu discussões importantes não apenas sobre a conservação do patrimônio, mas também sobre o envolvimento de apenados em trabalhos de relevância social. A pintura do Forte, executada por detentos do sistema prisional do Rio Grande do Norte, exemplifica um primeiro passo para refletir sobre o papel mais amplo dos detentos em serviços de interesse público.

Essa tarefa de pintura, embora menos especializada, impactou visual e simbolicamente a cidade, demonstrando como os detentos podem contribuir positivamente. Mais que isso, representa uma ocupação produtiva para os detentos. Ao se envolverem em trabalhos úteis, eles podem desenvolver um senso de realização, responsabilidade e dignidade, fundamentais para a construção de uma autoimagem positiva e um caminho de mudança.

apenados
Apenados trabalham na remoção da pichação no Forte dos Reis Magos - Foto: Reprodução

Considerando os problemas endêmicos nas prisões, como a violência e o controle de facções criminosas, a oportunidade de trabalhar em projetos externos oferece aos detentos um ambiente menos propenso a essas influências negativas. Afastados do ambiente carcerário durante essas atividades, os detentos têm uma chance valiosa de se distanciar dos ciclos destrutivos de criminalidade, reforçando assim sua capacidade de resistir a tais pressões e construir um futuro mais promissor.

Contudo, o Estado e a sociedade devem buscar ampliar a integração dos apenados em uma gama mais variada de atividades. Participar na manutenção de áreas verdes, limpeza urbana, construção civil e auxílio em outras tarefas públicas não só oferece aos detentos a chance de reabilitação e serviço social, mas também combate a ociosidade nas prisões e ajuda na prevenção da reincidência criminal. Esses trabalhos enfatizam a responsabilidade social e a ética de trabalho, essenciais para a reinserção dos detentos na sociedade.

É vital complementar essas iniciativas com suporte contínuo, incluindo programas educativos, acompanhamento psicológico e assistência na reinserção profissional. Tais medidas não só ajudam os detentos a encontrar um propósito durante o encarceramento, mas também facilitam uma transição mais eficiente e positiva após a liberação.

Ronnie Lessa confessa assassinato de Marielle Franco e diz que poderia lucrar R$100 milhões com crime
Depoimento veiculado no Fantástico aponta suposta motivação financeira e envolvimento de políticos
27/05/2024 às 10:00
Felizardo Moura ganha faixa exclusiva para transporte público a partir de hoje
Operação da STTU visa priorizar ônibus e opcional em horário de pico
27/05/2024 às 09:30
Rio Grande do Sul tem alerta de perigo para chuvas e ciclone
Aviso é emitido por meteorologistas
27/05/2024 às 09:22
Prefeitura de Natal decreta ponto facultativo para esta sexta-feira
Determinação publicada no Diário Oficial do Município mantém serviços essenciais em funcionamento
27/05/2024 às 09:06
Inscrições para o Enem 2024 começam hoje
Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
27/05/2024 às 08:34
PF prende homem com 8 kg de cocaína no aeroporto de Natal
O passageiro confessou a Polícia Federal que iria entregar a droga em Portugal
27/05/2024 às 08:27
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 682,32
27/05/2024 às 08:17
Homem procurado no RN é preso em ação internacional no Peru
Além da difusão vermelha, existem ainda dois mandados de prisão pendentes de cumprimento em seu desfavor emitidos pela 3ª Vara da Comarca de Macaíba/RN e pela Vara de Execução Penal de João Pessoa/PB
27/05/2024 às 08:12
DesFarsa: Operação do MPRN sobre Central de Fake News no estado tem nova busca e apreensão
Mandado foi cumprido na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia
27/05/2024 às 08:04
Moraes nega recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade
Ex-presidente foi condenado pelo TSE por abuso político e econômico
27/05/2024 às 07:52
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.