BUSCAR
BUSCAR
Coluna

Opinião: Desenrola Sesap

Confira a coluna Opinião desta quarta 2
Redação
02/08/2023 | 07:53

O Governo Fátima Bezerra parece ter entrado na pegada do Desenrola Brasil. Ontem, o governo anunciou que fará um parcelamento elástico das dívidas que tem com prestadores de serviço da saúde. Segundo comunicado do governo, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), pasta de Lyane Ramalho, passará a pagar em dia despesas com prestadores de serviço em hospitais. O débito existente será parcelado em até 17 meses. É um verdadeiro “Desenrola Sesap”.

Ao todo, a dívida do Estado com as prestadoras de serviço chega a R$ 30 milhões.

lyane sesap
Lyane Ramalho, secretária da Sesap - Foto: reprodução/Instagram

Segundo a Sesap, o parcelamento conta com o consentimento das empresas, como a Cooperativa dos Médicos (Coopmed). A pasta diz que o acordo foi fechado na semana passada, com a participação de todos os atores, incluindo ainda a Prefeitura do Natal, que também tem débitos com as empresas.

O pagamento em dia e o parcelamento do passivo serão feitos não só com a Coopmed, mas com todos os prestadores privados, como hospitais, clínicas e cooperativas.

O anúncio ocorre no mesmo dia em que os médicos da Coopmed afirmaram que desistiram de uma paralisação no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. A greve foi suspensa após o Governo do Estado anunciar o pagamento de uma fatura atrasada.

Um alívio para o Governo Fátima, que agora corre para resolver a greve dos servidores da saúde, que completa hoje duas semanas.

Confira a coluna Opinião desta terça-feira AQUI.

O CAMINHO É JUDICIALIZAR

O Governo Fátima Bezerra já disse mais de uma vez que não tem condições de dar reajuste para os servidores da saúde. O secretário Carlos Eduardo Xavier (Fazenda) afirmou nesta semana que as contas do Estado estão estranguladas por causa de reajustes generosos concedidos lá atrás e que é preciso conter a folha de pagamentos, sob pena de o governo atrasar salários. O caminho, então, é judicializar a greve da saúde para que os servidores voltem ao trabalho. Se o governo não vai atender à pauta da categoria, quanto tempo vai aguardar até que o Sindsaúde se sensibilize com a situação das finanças do Estado?

AVANÇOS

Apesar de servidores da saúde merecerem boas remunerações, é preciso analisar o impacto financeiro desses aumentos e o que a categoria já conquistou. Os números mostram que, desde a aprovação do novo plano de cargos, carreiras e remuneração, os servidores tiveram um aumento real de 25% nos salários. Além disso, mais de 10 mil funcionários da saúde foram beneficiados com progressão funcional só neste ano, entre outros avanços.

JEAN FICA

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira 1º que o cargo do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, não faz parte da negociação da minirreforma ministerial do governo. Segundo ele, a presidência da petroleira não compõe o debate sobre “forças políticas” articulado pelo Planalto.

ENCONTRO

Nesta terça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com Jean Paul. Segundo o Planalto, o encontro foi para a apresentar o plano de investimentos da estatal. Há a expectativa de reajuste nos preços dos combustíveis, mas o governo nega que o assunto tenha sido tratado. Segundo Padilha, a empresa tem cumprido os compromissos esperados pelo Executivo. Após o encontro, Jean escreveu que a reunião “foi alvissareira e construtiva, e versou sobre os planos de investimento, projetos e obras já aprovados, com os quais a estatal brasileira de energia vai contribuir para a estabilidade econômica, atração de mais investimentos, geração de emprego e combate às desigualdades no Brasil”. Prates disse que Lula gostou do que viu e não se falou sobre preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha.

PONTO FINAL

Após a votação do Conselho Universitário (Consuni) da Ufersa (Ufersa) a favor do parecer que pede a sua destituição, a reitora Ludimilla de Oliveira se pronunciou em suas redes sociais. Disse que “essa história está muito longe de um ponto final” e que “a última palavra cabe a Deus”. Por 19 votos e três abstenções, o Consuni aprovou o parecer que recomenda que o Ministério da Educação (MEC) anule a nomeação de Ludimilla à frente da Ufersa.

MAUS TRATOS

A vereadora Margarete Régia (Solidariedade) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Natal que proíbe a realização de tatuagens e aplicação de piercings em animais para fins estéticos. Não há prazo para que o projeto seja analisado na Casa. O projeto de Margarete Régia, que classifica a prática como “modismo” e “maus-tratos”, estabelece penas para estabelecimentos que descumprirem a regra. As punições incluem advertência, multa e até suspensão ou cassação do alvará de funcionamento do local.

CPI

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, Arthur Maia (PP-BA), deu nesta terça-feira 1° o prazo de 48 horas para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, libere acesso às câmeras do prédio da pasta no dia das invasões. Caso contrário, o grupo entrará com uma representação no Supremo Tribunal Federal.

LEGÍTIMA DEFESA

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consideraram inconstitucional o uso do argumento da “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio julgados no tribunal do júri. A análise do caso foi concluída nesta terça-feira 1º, durante a sessão que reabriu os trabalhos da Corte. Os ministros acompanharam o voto do relator do caso, ministro Dias Toffoli. Em junho, já havia maioria para considerar inconstitucional o uso do argumento.

SUBSTITUTOS DE ARAS

Após o presidente Lula declarar que “perdeu muita confiança” no Ministério Público Federal e avisar que o próximo chefe da instituição será “uma pessoa que não faça denúncia falsa”, o procurador-geral da República, Augusto Aras, disse, nesta terça-feira 1º que a PGR tem “submissão só às leis’” Segundo Aras, a PGR atua com “respeito às instituições”, “para um ambiente de estabilidade nacional”.

TURISMO

Sob novo comando, o Ministério do Turismo criará um programa para baratear os preços de passagens para aposentados, trabalhadoras domésticas e outros grupos. O presidente Lula afirmou que já fez a encomenda ao novo chefe da pasta, Celso Sabino. “Ele vai apresentar um programa. Ele vai tomar posse ainda oficialmente agora. O que eu quero é que a gente apresente um programa para facilitar a viagem dos aposentados, dos trabalhadores, da empregada doméstica, nós temos que baratear para as pessoas poderem viajar. Por que é isso que dá uma dimensão de soberania e nação ao nosso povo”, adiantou Lula.

Deputada Silvia Waiãpi, acusada fazer harmonização facial com dinheiro público, vai recorrer ao TSE
Mandato da parlamentar foi cassado pelo TRE-AP; caso foi denunciado por assessora
20/06/2024 às 17:28
Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Motorista Exemplar a 27 profissionais
Este ano, 27 profissionais receberam a Comenda, sendo 10 motoristas de transporte escolar, 12 de alternativos e cinco de aplicativos
20/06/2024 às 14:39
Professora Nilda e Kátia Pires têm muita vontade de inovar e dar certo em Parnamirim, defende Agripino
Presidente do União Brasil no RN destaca compromisso das pré-candidatas com as demandas locais e autonomia na decisão do partido
20/06/2024 às 07:56
Flávio Azevedo toma posse como senador por quatro meses após licença de Rogério
Empresário e ex-presidente da Fiern substitui Rogério Marinho no Senado, prometendo empenho durante licença do titular
20/06/2024 às 07:42
Conselho de Ética da Câmara arquiva ação contra Fernanda Melchionna
PL acusou a parlamentar de ter ofendido filhos de Bolsonaro
19/06/2024 às 19:12
Moraes manda remover reportagens sobre acusação de agressão feita por ex-mulher de Arthur Lira
Medida, que inclui vídeo da Folha, atende a pedido feito pela defesa do deputado, que tem conseguido derrubar perfis e páginas por meio de decisões do ministro
19/06/2024 às 17:41
Câmara Municipal de Natal festeja 55 anos da Associação do Ministério Público
Associação congrega quase 300 membros, entre promotores e procuradores de justiça do RN
19/06/2024 às 10:04
2024 é “preâmbulo” de 2026, diz Rogério em último discurso antes de licença no Senado
Senador afirma que, antes de decisão sobre o voto, eleitores precisam ter “nitidez” sobre o que os partidos defendem
19/06/2024 às 08:06
Lira diz que nada no projeto do aborto “vai retroagir nos direitos já garantidos”
Presidente da Câmara dos Deputados afirmou que texto será debatido por comissão representativa no segundo semestre
18/06/2024 às 21:11
PF conclui que Nikolas cometeu injúria contra Lula, mas não indicia
Ainda que não tenha decidido pelo indiciamento, a PF frisou que a conduta de Nikolas Ferreira não está protegida pela imunidade
18/06/2024 às 18:36
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.