BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Opinião: A espera das famílias de Neópolis para voltar para casa

Confira a análise do AGORA RN sobre o drama das famílias que perderam casas em desabamento de encosta em Neópolis
Redação
20/10/2023 | 05:00

A paisagem urbana de Natal recebeu, no último 21 de agosto, uma dura e trágica lembrança sobre a vital importância da manutenção constante e do planejamento infraestrutural: o desabamento do muro de contenção da lagoa de captação Ouro Preto. A tragédia, que deixou famílias desabrigadas e residências em escombros, sublinha não apenas as deficiências materiais que devem ser corrigidas, mas um dever social que precisa ser adimplido.

O anúncio recente da Prefeitura de Natal, autorizando a recuperação do muro e destinando R$ 2,4 milhões para tal, é um passo inegável na direção correta. A contratação, em caráter emergencial, da empresa TCPAV – Tecnologia em Construção e Pavimentação Eireli visa à restauração imediata da integridade física do muro. Todavia, o cenário apresenta interrogações que vão além da concreção de um muro.

Casa da Rua Macassita Neópolis (7)
Muro de contenção de lagoa de captação desabou há quase dois meses e ainda segue aguardando reconstrução - Foto: José Aldenir / Agora RN

Há, sim, uma urgência na reconstrução. Afinal, as chuvas não marcam data e o risco permanente de novos incidentes pesa sobre os habitantes da região. Mas esta pressa não deve, de modo algum, desculpar eventuais atropelos aos trâmites habituais, como a dispensa de licitação – algo que, em circunstâncias ordinárias, garantiria mais transparência e economia ao processo.

Além disso, a lagoa Ouro Preto não é apenas um reservatório de água contido por concreto. É parte integrante de uma malha urbana onde cidadãos edificaram suas vidas, suas memórias e seus sonhos. As treze famílias desabrigadas, agora em residências alugadas com auxílio da prefeitura, aguardam mais do que um muro reconstruído: anseiam por uma solução integral que reconstitua o tecido rasgado de sua comunidade.

Os R$ 600 mensais, pagos pela prefeitura para auxiliar nas despesas de aluguel, são uma ajuda bem-vinda, mas não podem ser o epílogo dessa história. O município tem, em suas mãos, não só a responsabilidade técnica da obra, mas o dever moral de prover uma solução definitiva para aqueles cujas casas foram levadas pela negligência infraestrutural.

Estamos, portanto, diante de uma encruzilhada que diz muito sobre a forma como a administração pública encara seu papel. As obras de reconstrução do muro de contenção da lagoa Ouro Preto são, indiscutivelmente, uma prioridade. No entanto, mais do que concreto e aço, é preciso reconstruir a confiança daqueles que foram diretamente afetados pelo desastre.

*Publicado na edição impressa do AGORA RN desta sexta-feira, 20 de outubro de 2023.

Saúde anuncia abertura de novos leitos na Grande Natal
Sesap convocou mais 81 profissionais para atuarem nos 48 novos leitos que serão abertos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e Geral João Machado, em Natal
22/05/2024 às 08:16
TSE rejeita cassação de Moro por unanimidade
PL e PT acionaram a Justiça alegando abuso de poder econômico
22/05/2024 às 08:07
Taveira demite indicados de Kátia e Carol Pires na Prefeitura de Parnamirim
Exoneração em massa ocorre no momento em que Kátia mantém sua pré-candidatura a prefeita, apesar de Taveira apoiar Salatiel de Souza
22/05/2024 às 08:00
“Bizarrices técnicas” são usadas como argumentos para impugnar pesquisas, afirma sociólogo do RN
Daniel Menezes lembra que contestações deste tipo são motivadas por má-fé e constituem crime eleitoral, conforme nova Resolução do TSE
22/05/2024 às 07:53
Prefeitura do Natal celebra 2 anos do programa Banco de Alimentos
Ação de segurança alimentar beneficia 6.000 pessoas por mês e já distribuiu mais de 90 toneladas de alimentos
22/05/2024 às 07:43
Congresso Sesc de Educação possibilita formação de qualidade para profissionais e estudantes
Com programação atual e diversificada e valores acessíveis, conferência acontece entre 3 e 4 de julho, em Natal
22/05/2024 às 07:40
Gonçalves bate o pé e não apoia Paulinho: “Defendo candidatura própria do PL”
Deputado federal do PL afirma que é contra o partido apoiar Paulinho, a quem vê como “deputado do centrão”
22/05/2024 às 07:32
Cassado, Dallagnol diz que “corruptos não têm mais medo” de punição
Ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol disse em comissão na Câmara que “corruptos não têm mais medo de serem punidos no Brasil”
21/05/2024 às 21:50
Polícia recaptura foragidos da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga em Natal
Durante a operação, a Polícia apreendeu duas armas de fogo, munições e celulares em posse da dupla;
21/05/2024 às 21:31
“Ainda bem que a Boeing teve um desastre e não quis mais a Embraer”, afirmou Lula
Há quatro anos, empresa americana desistiu de comprar parte da brasileira
21/05/2024 às 21:14
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.