A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou nesta quinta-feira 2 a “Operação Torniquete”, com objetivo de desarticular uma facção criminosa responsável pelo fornecimento de drogas em larga escala para João Câmara, na região do Mato Grande.
A ação foi coordenada pela 85ª Delegacia de Polícia de João Câmara, com apoio da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

Durante a operação, quatro mandados de prisão preventiva foram cumpridos: um homem de 51 anos, apontado como líder estadual e condenado em 2007 por roubo majorado a instituição bancária; um homem de 45 anos, chefe regional em João Câmara; um homem de 25 anos, operador logístico; e uma mulher de 34 anos, suspeita de atuar no núcleo financeiro da facção.
Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa após a localização de um depósito de entorpecentes.
No total, foram apreendidos cerca de 20kg de drogas, entre maconha e cocaína, balanças de precisão, materiais para embalagem, cadernos com anotações e diversos celulares de interesse investigativo.
As investigações, iniciadas há aproximadamente cinco meses, indicaram que o grupo operava de forma estruturada, com divisão de tarefas e fluxo contínuo de distribuição de Natal para João Câmara.
A operação recebeu o nome de “Torniquete”, em referência à ideia de isolar e cortar os fluxos de comando, logística e recursos entre o sistema prisional e as ruas, considerando a atuação de lideranças da facção mesmo reclusas.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de João Câmara, e os presos foram encaminhados ao sistema prisional à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça que informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181, com sigilo garantido.