A população de São Gonçalo do Amarante, município da região metropolitana de Natal, tem vivido um momento muito positivo no relacionado à infraestrutura e à mobilidade urbana. Isso porque a atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Eraldo Paiva (PT), tem investido pesado em obras de pavimentação, tanto na área urbana quanto na zona rural.
Nesta segunda-feira 14, por exemplo, será assinada mais uma ordem de serviço para obras do tipo. Desta vez, na rua de acesso à comunidade de Caramagibe, na zona rural do município.
“Aos poucos, vamos fazendo! Não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo, mas estamos chegando às comunidades e resolvendo essa questão, que é um problema de décadas. Sabemos como é complicado para os moradores não ter calçamento em sua rua, especialmente no período de chuvas. Então, temos trabalhado bastante para avançar nesse sentido”, destaca o prefeito Eraldo Paiva.
Não são poucas as ruas passando por obras de pavimentação atualmente. As ruas Santo Expedito e Santa Efigênia, no Santa Terezinha, Jorge Alves de Souza (a Jorge Gordo) e Segundo-Tenente João Miguel Henrique, em Barro Duro, são exemplos.
Há também aquelas ruas em que está sendo feita, além das obras de calçamento, a instalação do sistema de drenagem pluvial, para o escoamento das águas da chuva. É o caso das ruas José Bento de Oliveira, Olinto José Rodrigues e Mestre Pedro Guajiru, em Santa Terezinha; além da rua Bela Vista, no loteamento Boa Vista, bairro Jardins.
São Gonçalo do Amarante é uma cidade em franco crescimento. O último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que a “Terra dos Mártires” tem quase 116 mil habitantes, distribuídos em quase 250 mil km², e obras estruturantes como a pavimentação mudam a realidade da população.
Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Rita do Carmo, o plano de ação para obras de pavimentação segue em curso e logo chegará a outras comunidades. A equipe que hoje trabalha na rua Santo Expedito, em Santa Terezinha, irá, na sequência, atuar em Uruaçu.
Pontilhão
Quem foi à 3ª Agro São Gonçalo, agrofeira realizada na zona rural da cidade, teve uma alternativa de acesso “novinha”. O fluxo de veículos no pontilhão que foi construído entre as comunidades de Poço de Pedra e Igreja Nova foi liberado durante a realização do evento, no início do mês.
As obras ainda não foram 100% concluídas, por isso, o tráfego foi permitido somente durante da 3ª Agro. A passagem de veículos foi bloqueada em seguida, para que seja feita a pavimentação das cabeceiras da estrutura.