A restauração da pintura do Forte dos Reis Magos foi finalizada hoje, segunda-feira (20). A fortaleza, um dos principais pontos turísticos e históricos de Natal, foi alvo de pichações no dia 7 de setemmbro em protesto ao Projeto de Lei Federal 2903/2023, que aborda o marco temporal das terras indígenas.
O processo de recuperação, iniciado em 15 de setembro, envolveu a remoção da pichação e a pintura integral da parte externa do Forte, utilizando a cor branca. A mão de obra empregada foi fornecida por detentos do sistema penitenciário estadual.
A ação de restauro foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em colaboração com a Secretaria Extraordinária da Cultura e a Direção-Geral da Fundação José Augusto (FJA).
Reaberto em 2021 para visitação pública, o Forte dos Reis Magos, construído no final do século 16 como uma edificação militar histórica, é hoje um dos pontos turísticos mais emblemáticos da capital potiguar.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está conduzindo uma investigação para identificar e responsabilizar os autores das pichações ocorridas no Forte dos Reis Magos.