BUSCAR
BUSCAR
Coronavírus
Obesidade é fator de risco da Covid tão grave quanto ser idoso, apontam cientistas
A Epicovid19-BR, que mapeia a epidemiologia do coronavírus no Brasil, mostra dados de desaceleração da pandemia no país
Redação
18/09/2020 | 04:59

A obesidade é um fator de risco para o agravamento da Covid-19 e morte pela doença tão importante quanto ser idoso. Cientistas brasileiros descobriram que os obesos correm perigo elevado, não importando idade, sexo, etnia ou comorbidades, como hipertensão, doença cardíaca, pulmonar ou diabetes.

Pessoas com sobrepeso também têm risco aumentado, pois este cresce junto com os quilos na balança. Indivíduos acima do peso, mas que não chegam a ser obesos, já têm algum grau de inflamação e podem apresentar deficiências imunológicas, afirma Silvia Sales-Peres, professora da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru e coordenadora de uma revisão sistemática sobre o impacto da obesidade sobre a Covid-19.

Em outra pesquisa, a Epicovid19-BR, que mapeia a epidemiologia do coronavírus no Brasil, os dados mostram desaceleração da pandemia no país. A quarta etapa nacional da pesquisa estima que a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 diminuiu de 3,8% em junho para os 1,4% de agosto.

“Ao contrário do que se pensava no início da pandemia, anticorpos detectáveis pelo teste duram apenas algumas semanas, ou seja, infecções mais antigas podem já não ser identificadas pelo exame. Isso vem acontecendo também em diversos países, e não somente em estudos com testes rápidos como os utilizados no EPICOVID-19”, diz o coordenador do estudo, Pedro Hallal.

A proporção de indivíduos que testaram positivo na última fase do EPICOVID-19 – 1,4% – representa, portanto, o percentual de pessoas que tiveram infecções relativamente recentes. “Muitas pessoas que foram infectadas há mais tempo passaram a apresentar resultados negativos no levantamento atual”, complementa o epidemiologista.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.