BUSCAR
BUSCAR
Música

O retorno da Banda Catedral aos palcos

Show do grupo carioca em Natal foi o primeiro depois do período mais duro da pandemia da covid-19. Trio de destaque nacional trouxe no repertório sucessos da carreira e novidades, como “Viva a Vida” – música recente que carrega uma mensagem prática sobre a felicidade
Nathallya Macedo
09/10/2021 | 08:42

Há cerca de três décadas, a banda Catedral saiu do Rio de Janeiro com destino ao Rio Grande do Norte para a primeira apresentação do grupo desbravador em terras potiguares. O show aconteceu no coração de Natal, em uma praça no bairro do Alecrim. Eram outros tempos e a vontade de produzir só crescia em um movimento de consolidação do universo gospel.

Como frequentavam a mesma igreja, os jovens músicos se juntaram para criar a banda. O primeiro cachê do grupo, aliás, foi uma guitarra e um baixo, dois instrumentos essenciais. A “banda de garagem” logo conseguiu gravar o primeiro disco, intitulado “Você” e lançado em 1988. “Pegamos o surgimento de rádios e meios de comunicação para o gospel. Como fazia parte da nossa vivência, fizemos sucesso junto nessa onda”, disse o baterista Guilherme Morgado ao Agora Entrevista.

O retorno da banda catedral aos palcos
Depois de quase dois anos sem apresentações presenciais, Catedral voltou aos palcos e Natal foi a cidade agraciada para o primeiro show - Foto: Fábio Ewerton/Agora RN

“Éramos uma das bandas pioneiras no segmento de rock gospel. Batemos um pouco mais forte porque chegamos até denunciando situações que aconteciam dentro da igreja, por exemplo”, continuou. O ar de frescor veio com a ousadia de mesclar a sonoridade do rock e a mensagem gospel, em uma criação inspiradora.

De lá para cá, foram quase 30 álbuns lançados e diversos singles que estouraram no amplo mercado brasileiro. O público cristão foi ampliado e mais pessoas, das mais variadas crenças, passaram a acompanhar a Catedral. Em 2015, o grupo ensaiou um término. Porém, a insistência dos fãs foi o suficiente para a retomada.

“Voltamos porque o público pediu. Eu queria parar na época porque eu vi que fizemos um trabalho que estava completo. Olhei para trás e vi que construímos um caminho bacana. Tive a sensação de que daria para partir para outros projetos. Conversamos e decidimos terminar. Mas o público não aceitou então sentimos que nos precipitamos. Não foi jogada de marketing, dessa vez, quando a gente terminar, não vai ser falado, vai ser como a vida é: um estalo”, revelou o vocalista Joaquim Mota, o Kim.

Durante a pandemia da covid-19, o elo entre os músicos foi fortalecido, apesar da distância física. Eles escreveram as músicas para o álbum “Viagem pelo Tempo”, lançado em maio deste ano. “Imagine passar esse isolamento social sem arte… como estaríamos? A arte acalentou muita gente, deu essa segurança para as pessoas não perderem a cabeça”, reconheceu Júlio César Motta (contrabaixo).

No trabalho, duas músicas especialmente remetem ao período atual. “’Viva a Vida’ é uma resposta para ‘Confinamento’. ‘Confinamento’ é mais poética, enquanto que ‘Viva a Vida’ é mais prática, mais direta, para que você leve os ensinamentos e tenha uma reação. São músicas feitas na pandemia e possuem uma carga emocional muito grande”, relatou Kim.

Depois de quase dois anos sem apresentações presenciais, a Catedral voltou aos palcos e Natal foi a cidade agraciada para o primeiro show. No Teatro Riachuelo na noite desta sexta-feira 8, o repertório contou com as canções mais novas e com os sucessos da longa carreira da banda. “Nessa mini turnê, queremos que as pessoas entendam que a vida é um estalo, é frágil, e que a gente tem que amar todo mundo ao nosso redor. E amar em todos os momentos, porque qualquer segundo pode ser uma despedida”, frisou Kim.

A mensagem de fé e esperança por dias melhores é o lema dos três músicos. Kim e Júlio, que são irmãos, perderam o pai para a Covid-19 e esperam que o pesadelo esteja próximo do fim. Para Guilherme, “quando tudo isso passar, a música vai ficar. Daqui a 30 anos, quando falarem sobre a pandemia, as pessoas vão buscar referências nos livros e nas músicas”.

Danilo Caymmi traz ao Seis e Meia turnê “Andança 55” com abertura de Edja Alves
Apresentações acontecem nesta quarta-feira 9 no Teatro Riachuelo
09/10/2024 às 06:49
Mônica Martelli se apresenta em Natal: “Humor é colchão que amortece uma queda”
“Minha Vida em Marte”, que já levou mais de 300 mil espectadores ao teatro, será apresentada nesta sexta-feira 11 no Teatro Riachuelo
09/10/2024 às 05:54
Turnê de Mônica Salmaso chega a Natal no dia 2 de outubro
Show faz um passeio pela trajetória da artista, mas traz músicas nunca gravadas por ela
28/09/2024 às 05:48
Cultura: Teatro Municipal de São Gonçalo obtém licenças depois de ampla reforma
Adequações garantiram acessibilidade e segurança, marcando compromisso da gestão Eraldo Paiva com a cultura e o patrimônio local
24/09/2024 às 05:32
Espetáculo “Canudo Se Apaixona” com George Holanda é apresentado na Casa da Ribeira neste final de semana
Peça já passou por São Paulo, Espanha e Egito - apresentação acontece dias 21 e 22 de setembro, ingressos à venda no Sympla
18/09/2024 às 11:29
Boninho anuncia saída da Globo após 40 anos
À frente do reality show Big Brother Brasil desde 2002, o diretor disse em suas redes sociais que quer "topar novos desafios"
13/09/2024 às 18:51
Bonecos de Maria Clara & JP e show de Flávio Andradde agitam Teatro Riachuelo
Apresentações acontecem neste domingo 8; ingressos estão à venda
06/09/2024 às 05:28
Musical infantil em homenagem a Luiz Gonzaga chega a Natal
Espetáculo adapta a vida do Rei do Baião para o público infantil no Teatro Alberto Maranhão
05/09/2024 às 05:38
Xamã é anunciado na 2ª temporada de “Cangaço Novo”
Após viver Damião em "Renascer", o rapper interpretará ex-militar carioca na série do Prime Video
03/09/2024 às 18:37
“O Alecrim e o Sonho” encerra exibições gratuitas com sala cheia na Grande Natal
Filme do diretor Valério Fonseca a aborda temas como etarismo e diferenças de classe, sendo aclamado e premiado em festivais nacionais e internacionais
03/09/2024 às 06:00