Mesmo derrotado nas eleições de outubro, quando disputou uma vaga de deputado federal pelo Solidariedade, Kelps Lima só ficou de fora da Assembleia Legislativa por seis dias. O deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) assinou a nomeação do advogado para o cargo de Assessor Especial I. Antes, a advogada Luciana da Silveira Bezerra, esposa do ex-deputado, já tinha sido nomeada para o gabinete da deputada Cristiane Dantas, também do Solidariedade.
Em seus mandatos como deputado estadual, Kelps Lima sempre fez questão de fazer discursos combatendo regalias do poder público e certos tipos de “empregos”. Mas, agora que está desempregado, o fundador do Solidariedade mudou o discurso. A prática é outra coisa. Kelps terá salário de quase R$ 20 mil e a esposa também, já que foi nomeada para cargo igual. Luciana ainda acumula a função de executiva da Associação da Mulher Potiguar (Ampare), que recebeu R$ 300 mil em emendas do deputado-marido.

Depois da derrota em outubro, Kelps Lima usou suas redes sociais para propagar: “Volto para advocacia, um amor mais antigo, minha profissão, meu alicerce profissional”. E o discurso para o público era nessa linha. “Tenho uma história de amor com a política, uma grande paixão. Mas chegou a hora de dar um tempo. Claro que não vou me afastar totalmente, não consigo. Mas não pretendo ser mais candidato. Ficarei de pitaqueiro, nos bastidores. Foram 12 anos de profunda dedicação, onde realizei um grande sonho, tive imensas alegrias, aprendi grandes lições”, escreveu.
Mas na prática…
Encerrando
O deputado estadual José Dias (PSDB), o mais antigo em mandatos que ficou na Assembleia Legislativa, anunciou no plenário que não vai concorrer à reeleição em 2026. Quando este mandato se encerrar, ele terá completado 40 anos na Casa. José Dias afirmou que não fará oposição irracional aos governos Lula e Fátima Bezerra, ambos do PT. No fim do discurso, ele até posou para fotos com os deputados petistas Divaneide Basílio e Francisco do PT, líder do governo estadual.
Acordo
Existe nos bastidores um acordo fechado do deputado José Dias com o prefeito Júlio César (PSD), de Ceará-Mirim. Depois que fizer seu sucessor em 2024, Júlio vai trabalhar por uma vaga na Assembleia Legislativa, como fez seu adversário e arquirrival político, o deputado Luiz Eduardo (Solidariedade), da vizinha Maxaranguape.
Estratégias
Na cabeça política de Júlio César, ele precisa fazer seu sucessor em Ceará-Mirim. Hoje dois nomes estão cotados para a missão: o primo e assessor político Antônio Henrique, ligado ao deputado federal Robinson Faria (PL), e o presidente da Câmara de Ceará-Mirim, Kaio Amigo, fiel e seguidor do prefeito. Em Maxaranguape, a dentista Jarleane, irmã de Júlio, vai enfrentar a prefeita Professora Nira. Aliado de Luiz Eduardo, o ex-vereador Ronaldo Venâncio (Solidariedade) aderiu à base de Júlio em Ceará-Mirim em troca de ser nomeado diretor-geral do Saae.
Novos ventos
A governadora Fátima Bezerra foi ontem a Lajes e acompanhou a inauguração da empresa EDP Renováveis, que abriu os parques eólicos dos complexos Boqueirão e Jerusalém nos municípios de Caiçara do Rio dos Ventos e Lajes e anunciou o início da construção de mais um parque, em Pedro Avelino, para o mês de abril. Com a inauguração dos dois complexos e a construção do complexo Monte Verde, a EDP irá ultrapassar a marca de 1 GW de potência instalada no Rio Grande do Norte.
Gênero
Levantamento realizado pela Folha de S. Paulo aponta que os novos governos dos 26 estados e do Distrito Federal terão, em média, 28% dos cargos de primeiro escalão ocupados por mulheres. Alagoas, Ceará, Pernambuco e Amapá são os únicos que terão equivalência no número de homens e mulheres em cargos de primeiro escalão. O Rio Grande do Norte terá participação feminina acima de 30%, como Pernambuco e mais 9 estados. Aliás, RN e PE foram os dois únicos estados que elegeram mulheres em 2022: Raquel Lyra (PSDB) lá e Fátima Bezerra (PT) aqui.
Acidente
O prefeito de Lajes, Felipe Menezes (PP), sofreu um acidente ontem em Macaíba. Além dele, também estava no veículo o motorista. Os dois foram atendidos por uma equipe do Samu no local. Não houve nada grave, só escoriações leves, mas o veículo modelo Hillux ficou de cabeça para baixo. Chovia no momento do acidente, e o motorista perdeu o controle.
Comitê
Foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto que cria o Comitê Interfederativo de Integração com os Municípios. O comitê será formado por oito membros ao todo, incluindo três indicados da Femurn e quatro indicados pelo Governo do Estado: um representante da Secretaria Extraordinária de Gestão e Projetos Especiais, e que será o presidente do Comitê, e representantes das Secretarias de Finanças, Tributação e Gabinete Civil.
Mulher liberal
A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro já acertou com a direção do PL a data para começar a despachar na sede do partido, em Brasília. Michelle comandará o setorial PL Mulher e é esperada para uma primeira reunião de trabalho na semana após o Carnaval. Michelle começará a viajar o Brasil para organizar diretórios do PL Mulher nos estados já em março.
Salário-esposa
O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o pagamento de “salário-esposa” a servidores públicos. A decisão foi unânime. O julgamento terminou nesta semana no plenário virtual. Na votação, os ministros destacaram que o pagamento viola os princípios republicano de igualdade, moralidade e razoabilidade. A ação foi proposta pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, contra leis do Estado de São Paulo e da cidade de São Simão (SP). Para Aras, o benefício criou uma diferenciação indevida de salários e um “ônus excessivo” para a administração pública.