BUSCAR
BUSCAR
Voo alto

Espetáculo potiguar de dança Nuvem de Pássaros vai percorrer Brasil no Palco Giratório do SESC

Espetáculo do Grupo Potiguar Movidos Dança, Nuvem de Pássaros, será apresentado em 15 estados e 18 cidades durante os próximos meses
Redação
15/04/2024 | 14:07

O espetáculo Nuvem de Pássaros representará o Rio Grande do Norte na 26ª edição do palco giratório do SESC. A obra produzida pelo grupo Movidos Dança pretende alcançar o público de 15 estados e 18 cidades brasileiras durante o maior projeto de circulação de artes cênicas do Brasil. Neste ano, a programação do evento inclui mais de 400 espetáculos sobre diversas temáticas em debate na sociedade, incluindo a acessibilidade e inclusão. Diante da oportunidade de projeção nacional, os artistas do grupo alçam novo voo com expectativas positivas para o cenário cultural potiguar. 

“Iniciativas como o Palco Giratório oferecem uma série de retornos positivos para a cultura local, especialmente para grupos como o Movidos, que buscam promover uma nova perspectiva na dança contemporânea. Ao participar deste projeto, o Movidos não apenas contribui para a promoção de uma cena artística mais diversificada e inclusiva, mas também, enriquece o cenário cultural potiguar e brasileiro como um todo”, defende Michael Skimo, bailarino do grupo.

Espetáculo Nuvem de Pássaros é estrelado por artistas com e sem deficiência - Foto: Divulgação
Espetáculo Nuvem de Pássaros é estrelado por artistas com e sem deficiência - Foto: Divulgação

Segundo Daniel Resende, Coordenador de Artes Cênicas do SESC RN, com o Palco Giratório busca-se realizar um intercâmbio entre obras e artistas. “Acreditamos que contextos, temas e conteúdos artístico-culturais, caros à toda sociedade, são discutidos e postos em evidência graças às trocas e encontros das artes cênicas. Assim, no trabalho técnico da área Cultural, temos a estratégia de promover essa possibilidade de integração – via intercâmbios – entre diversas regiões do país, com o objetivo de potencializar o valor dos mercados criativos”, aponta Daniel Resende.

Nuvem 4
Grupo Movidos Dança promove inclusão e diversidade há seis anos; Nuvem de Pássaros novo espetáculo do grupo – Foto: Divulgação

Nesta edição, o lançamento do Palco Giratório acontecerá em Curitiba na próxima quarta-feira 17. Na cena, estarão presentes os artistas homenageados pelo evento neste ano, Amir Haddad e Maurício Tizumba, além dos grupos convidados, incluindo o Movidos Dança. “Grandes nomes das artes vão celebrar a abertura do evento, e para nós, do Movidos Dança, é uma honra estarmos juntos representando a dança e os artistas do RN, na defesa de uma arte inclusiva para todas as pessoas e todos os corpos”,  destaca o diretor-geral e também bailarino do Grupo Movidos Dança, Daniel Silva.

“Atividades como o Palco Giratório contribuem significativamente para a geração de emprego e renda no setor cultural potiguar. A dinâmica do espetáculo não apenas fortalece a economia local, mas também estimula o desenvolvimento contínuo da cena artística regional”, finaliza Anderson Leão, coreógrafo e diretor-artístico do Grupo Movidos Dança.

Um voo junto ao Nuvem de Pássaros

Há dois anos, desde a sua estreia, o espetáculo Nuvem de Pássaros divide com o público um processo de descobertas individuais e coletivas inspirada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar diferentes climas e ameaças. A interação entre os grupos de aves em revoada e a coexistência de variadas espécies constituem uma reflexão acerca da sociedade e de seus múltiplos conflitos, como forma de compreender a coletividade humana.

Nuvem 2
Grupo Movidos Dança representará o Rio Grande do Norte no Palco Giratório do SESC com espetáculo Nuvem de Pássaros – Foto: Divulgação

Movidos Dança 

Sediado em Natal, desde 2018, o grupo Movidos Dança se propõe a promover uma nova perspectiva de inclusão para o cenário da dança, ao unir esforços para o reconhecimento de Pessoas com Deficiência na cena cultural do País. Conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS