BUSCAR
BUSCAR
Câmara
Novos vereadores de Natal são capacitados sobre uso da verba indenizatória
Coube ao Controlador Geral da Câmara, Eider Nogueira Mendes, discorrer sobre a lei que regulamenta o uso da verba no legislativo municipal
Redação
06/01/2021 | 06:16

Os novos vereadores e assessores da Câmara Municipal de Natal passaram por uma capacitação sobre o orçamento e uso da verba indenizatória, que se caracteriza no ressarcimento das despesas operacionais mensais dos gabinetes, mediante prestação de contas.

Coube ao Controlador Geral da Câmara, Eider Nogueira Mendes, discorrer sobre a Lei Municipal 6.827/18, que regulamenta o uso da verba no legislativo municipal.

“Nós esclarecemos sobre a correta utilização da cota, as responsabilidades de cada gabinete, a prestação de contas, enfim, o manuseio dos recursos, que é um direito do vereador, mas também os deveres que devem ser cumpridos”, disse o controlador.

Essa lei obedece recomendação do Ministério Público Estadual e diretrizes do Tribunal de Contas do Estado, se adequando às mesmas condições do Congresso Nacional e Assembleia Legislativa do Estado, tanto que o recurso não poderá ultrapassar o limite mensal de 75% do limite da verba indenizatória de um deputado estadual, conforme estabelecido na Lei Municipal nº 6.457/2014, sempre observando a disponibilidade orçamentária.

A ação foi promovida pela promovida pela Escola do Legislativo Wilma de Faria. “Esse nosso primeiro evento do ano traz a questão da cota parlamentar, com o objetivo de atender os novos parlamentares e sua equipe para que conheçam o que diz a legislação, esclareçam suas dúvidas e possam fazer um bom mandato sem problemas nesta questão”, explicou o diretor da escola, Rafael Jácome.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Câmara aprova criação da Semana do Mutirão do Emprego
Projeto promove cursos, palestras e orientações em relação ao mercado de trabalho
18/04/2024 às 10:37
Farra das Quentinhas: Vereadores de São José de Mipibu denunciam esquema de corrupção em licitações da Prefeitura
Ação na Justiça levanta suspeitas sobre contratos de R$ 10 milhões nas gestões de Arlindo Dantas e Zé Figueiredo
18/04/2024 às 08:50
Senado aprova isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos
O texto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
18/04/2024 às 08:46
Moraes vai ao Congresso e diz que antes das redes sociais ‘nós éramos felizes e não sabíamos’
Ministro do Supremo tem sido um defensor ferrenho da regulamentação das redes sociais
18/04/2024 às 08:07
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.