BUSCAR
BUSCAR
Legislativo
“Novo secretariado deverá mostrar trabalho”, avalia presidente da Câmara de Natal
Vereador também diz que a governadora Fátima Bezerra (PT) faz bom trabalho à frente do Estado, em razão da situação calamitosa das finanças estaduais
Redação
12/01/2021 | 06:17

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), acredita que 2021 será um ano difícil para a administração pública municipal, devido sobretudo ainda aos efeitos da pandemia. Na avaliação dele, o novo secretariado que está sendo nomeado pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) terá que mostrar trabalho para fazer frente aos desafios impostos à cidade.

“Álvaro [Dias] está mudando os secretários que não estavam dando resultado, ou que estão há muito tempo nas pastas. Ele acha que tinha que dar uma oxigenada e está fazendo as mudanças que considera que são importantes para o município”, defendeu Paulinho Freire, para quem, “toda mudança gera expectativa nova”.

“Espero que os que estejam chegando realmente mostrem trabalho. Sabemos que será um ano difícil, porque houve uma queda grande na arrecadação, mas é nessa hora que nós sabemos quem são os bons, porque conseguem fazer muito com poucos recursos”, observou.

Na visão do presidente da Câmara Municipal, que foi reeleito para mais um biênio à frente do Poder Legislativo, pelos 29 vereadores eleitos no ano passado, o principal desafio imposto ao município nesse ano de 2021 será a discussão e votação do novo Plano Diretor da cidade.

“Nós teremos um desafio principalmente no debate que vamos travar na Câmara em relação ao Plano Diretor da cidade, que será um debate que envolve vários interesses, de várias instituições, e a Câmara não vai se furtar a fazer um debate sério que no final a gente possa transformar o Plano Diretor em beneficio para toda Natal e que seja um plano equilibrado, tanto no que concerne à preservação como também ao desenvolvimento”, disse Paulinho.

O Plano Diretor ainda não chegou à Câmara, visto que há uma pendência judicial interposta pelo Ministério Público que, segundo a expectativa de Paulinho, deverá ser sanada em breve. “A prefeitura ainda está tentando resolver as sequelas judiciais, e só vamos ficar realmente sabendo (do inteiro teor do plano) quando ele chegar à Câmara”.

Além do Plano Diretor, o presidente da Câmara avalia que a cidade tem outros desafios a enfrentar, a exemplo da reconstituição da malha viária e da melhoria do sistema de transporte urbano. “Além disso, a gente precisa melhorar a questão da saúde, que o secretário vem fazendo um grande trabalho, mas que precisa ser dado mais condições para que possa melhorar a carência dos postos de saúde”, aponta.

Outro ponto a ser melhor trabalhado na atual administração, destacado por Paulinho, diz respeito à educação, que, devido aos danos da pandemia, em sua observação, “preocupa muito”. “Estamos há quase um ano com o ensino fundamental sem aula, tivemos um ano praticamente perdido”, disse.

Nova sede do Legislativo

Quanto ao novo mandato como presidente da Câmara, Paulino Freire destaca que irá trabalhar no mesmo direcionamento do mandato anterior, “promovendo um trabalho com seriedade, tentando melhorar ainda mais o serviço prestado na Câmara, determinando a quem está nos principais cargos de direção da Casa buscar a economicidade para que a gente possa trabalhar bem”.

Um sonho de todos que compõem o Poder Legislativo Municipal, uma nova sede, também será perseguido pela nova gestão. “Vamos tentar sair da atual sede porque ela é muito obsoleta para as necessidades da Câmara. Havia um trabalho feito nesse sentido, mas com a pandemia foi paralisado”.

O presidente da Câmara, Paulinho Freire, avalia que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), está realizando um bom trabalho à frente do Executivo Estadual, sobretudo devido à situação calamitosa em que encontrou o Estado.

Para Paulinho Freire, após o período pandêmico, a chefe do executivo estadual terá de centrar esforços em tentar melhorar os índices de desenvolvimento econômico, com o objetivo de alavancar o crescimento do Estado.

“Acho que Fatima Bezerra pegou o Rio Grande do Norte em situação muito difícil e, quando estava conseguindo equilibrar o Estado, veio a pandemia. No entanto, acho que dentro do quadro que ela pegou a gestão, ela está fazendo um bom trabalho”, observou Paulinho Freire, declarando em seguida achar que “ninguém no lugar dela teria condições de estar fazendo melhor”.

“E vamos torcer para que o Rio Grande do Norte possa melhorar ainda mais. Acho que, quando a pandemia passar, o Estado tem que se voltar para o crescimento econômico. Acho que dentro do quadro que a governadora pegou o Estado ela está fazendo um bom governo”, observa.

Instado a falar sobre as razões que o levam a apontar que Fátima faz um bom governo, o ex-deputado estadual que já governou Natal interinamente destacou o trabalho no sentido de dar equilíbrio a contas financeiras e as obras que estão começando a ser feitas no Estado, além da melhoria da arrecadação, como fatores de boa gestão da petista.

“Muitas obras estão começando a ser feitas no estado. A gente sabe que o Rio Grande do Norte é um estado cheio de problemas, um estado que começou a arrecadar melhor nessa gestão, mas que tem um custo muito alto da sua estrutura física, e que sobra muito pouco para investimento. Mas dentro dos recursos que o governo tem, a governadora está sabendo administrar bem”, frisou.

Aliança entre PT e PDT

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire, prefere não opinar sobre a participação do PDT nas eleições gerais de 2020, tendo em vista que todos no partido aguardam ainda o posicionamento do seu presidente, Carlos Eduardo Alves.

“Nós estamos esperando uma posição do nosso presidente, para saber qual caminho o PDT deverá tomar na próxima eleição. Não sei qual é a intenção de Carlos [Eduardo], mas acho que, daqui para fevereiro, deveremos ter uma conversa”, disse Paulinho.

De acordo com o vereador, será Carlos Eduardo quem dará norte para a legenda. “Nós temos o presidente do partido, Carlos Eduardo, que vai dar as diretrizes para onde o partido deverá ir. Nós estamos esperando uma reunião, uma direção do partido, para começar a debater sobre 2022”.
Paulinho conclui destacando que após as eleições o PDT continua sendo o partido que tem a maior bancada, com cinco vereadores.

“Havia a perspectiva de se fazer mais um, mas não foi realizada, infelizmente, devido provavelmente ao número de candidatos a vereador na última eleição, mais de 700”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.