A infraestrutura rodoviária do Rio Grande do Norte está contemplada no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) do Governo Federal, anunciado na primeira quinzena de agosto. Dos R$ 45,1 bilhões destinados ao RN, R$ 3 bilhões serão direcionados para a duplicação e adequação de capacidade da BR-304. A expectativa é finalizar a execução da obra em um curto período de tempo, segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
Em entrevista nesta segunda-feira 28 ao Jornal da Cidade, da 94 FM, o titular da pasta disse que considera o PAC 3 uma grande peça de planejamento. “Aqui no RN por exemplo um grupo trabalhou bastante para juntar todos os elementos que norteiam o planejamento, obras paralisadas foram contempladas em diversas áreas, não só de infraestrutura, transporte e logística, mas também na saúde, educação e recursos hídricos. Para o RN, considero uma oportunidade de ouro porque tem uma previsão de investimentos de R$ 45 bilhões”, apontou.

Para Gustavo Coelho, a duplicação da BR-304 será “impactante” para o desenvolvimento econômico do RN e foi uma das três prioridades eleitas pela governadora Fátima Bezerra (PT) em resposta ao Governo Federal. A BR-304 é o principal eixo rodoviário do Estado, responsável pela conexão com as principais rodovias estaduais e as demais federais, permitindo acesso às mesorregiões Agreste, Oeste e Central.
“É impressionante a sobrecarga que essa rodovia tem, e os perigos que representam para todos que circulam nela. É uma obra urgente, com ela [BR-304] você pode se deslocar para qualquer área do RN, inclusive usando outras rodovias para fazer a complementação. Importante obra, inclusive o contrato do projeto está assinado e a ordem de serviço o ministro [de Transportes] Renan Filho deverá assinar aqui em Natal em breve”, afirmou.
O secretário frisou que a duplicação não será uma obra simples, mas que deve ser concluída em um curto período de tempo, se comparada à Reta Tabajara, por exemplo – que já está há 10 anos em processo de duplicação. Segundo ele, a obra da BR-304 está dividida em quatro fases e serão iniciadas duas de uma vez.
“A duplicação da BR-304 é complexa, temos comunidades à margem da rodovia, temos que considerar tudo isso, fragilidade ambiental, passagem de água. Mas também temos que pensar que a Reta Tabajara foi uma obra que o projeto foi refeito várias vezes e não tinha orçamento. Com essa questão resolvida, a obra teve um desenvolvimento diferente. Então quero dizer que, com um projeto bom com recursos disponíveis, não tenho dúvidas que teremos um prazo menor de execução”, apontou,
Segurança hídrica. As obras de infraestrutura hídrica que integram o PAC preveem investimentos no valor de R$ 6,5 bilhões, sendo o Ramal do Apodi da Transposição, a principal delas. “Outra prioridade é a conclusão das obras de segurança hídrica, como Oiticica, Ramal Apodi-Mossoró, Projeto Seridó, todas essas obras que diziam-se concluídas, mas que não estão e que são necessárias para o RN”, frisou o secretário.
As obras do Complexo Oiticica, que incluem a barragem, a comunidade Nova Barra de Santana e as agrovilas, foram iniciadas em 2013. A comunidade e uma das agrovilas já foram entregues. Faltam duas outras vilas para abrigar as famílias que estão na área inundável, a construção da estrada de acesso e o fechamento da parede da barragem.
Quando estiver concluída, Oiticica terá capacidade para 590 milhões de metros cúbicos de água doce. Será a terceira maior do RN, atrás apenas da Armando Ribeiro e da Barragem Santa Cruz, em Apodi. O prazo para conclusão vai até o final do primeiro semestre de 2024, conforme divulgado pelo Governo do Estado durante visita do ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Novo hospital de traumas
Por fim, a saúde completa as três prioridades do Governo do RN. “O Estado reconhece suas dificuldades quanto ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, até porque fisicamente o Walfredo já tem muitas dificuldades até para reformar. Inclusive, vamos iniciar uma obra importante agora, a ordem de serviço deve sair nos próximos dias, a exemplo do Tarcísio Maia, que fizemos na semana passada [obras de reforma e ampliação da unidade hospitalar em Mossoró]”, revelou.
A proposta do Hospital de Trauma do Estado objetiva atender demandas de média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial, da linha de traumato ortopedia e neurocirurgia, com cerca de 350 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral adulto, pediátrica, clínicos e cirúrgicos (adulto e pediátrico).
“A construção do novo hospital de traumas nas proximidades da entrada de Natal, em Parnamirim, é uma posição que considero estratégica para o atendimento da Região Metropolitana”, esclareceu Gustavo Coelho.