BUSCAR
BUSCAR
Covid-19
Novo decreto estadual deve ser publicado até quinta-feira pelo Governo do RN; “Intensificar as medidas de restrição”
Decreto em vigor vence nesta quinta-feira 27
Redação
26/05/2021 | 13:17

O decreto estadual de combate à Covid-19 em vigor tem validade até quinta-feira 27 no Rio Grande do Norte. Publicado no dia 12 de maio, o decreto proporcionou a ampliação das atividades escolares e do horário de funcionamento de bares e restaurantes, liberação de eventos corporativos, além da abertura de parques públicos para atividades esportivas.

Com o vencimento do atual decreto, as novas regras devem ser divulgadas pelo Governo do Estado até quinta 27. De acordo com o titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), secretário Cipriano Maia, é necessário que haja uma intensificação das medidas restritivas. A declaração foi dada em entrevista ao RN TV 1ª Edição, da Inter TV Cabugi.

O secretário falou sobre o Decreto nº 30.606, com medidas mais restritivas para 15 municípios das regiões Central e Vale do Açu, com validade de 26 de maio a 6 de junho. “O Governo do Estado vem assumindo condução responsável da pandemia. No momento, estamos atendendo a demanda das regiões para estabelecer decretos regionalizados, como no Alto Oeste, Vale do Açu e região Central”, pontuou.

O texto com medidas mais duras para as regiões estabelece toque de recolher integral aos domingos e feriados e entre 20h e 6h da manhã nos demais dias da semana. O decreto também proíbe a venda de bebidas no âmbito dos municípios relacionados em qualquer estabelecimento comercial, incluindo supermercados, mercados, padarias, feiras livres e demais estabelecimentos similares. O movimento segue o exemplo da região do Alto Oeste, que solicitou a ampliação das restrições por causa do aumento de casos e óbitos na região.

“Não temos uma situação confortável no Estado. Temos cerca de mil casos confirmados por dia, com 20 óbitos diários, fila de espera [na UTI Covid]. Esse quadro não é satisfatório, precisamos intensificar as medidas de restrição. O novo decreto vai no sentido de pactuar com os municípios para que a gente edite esses decretos regionalizados para efetivar as medidas de controle”, indicou Cipriano Maia.

“A Região Metropolitana de Natal e Mossoró sempre trazem situações críticas. Nós estamos chamando o diálogo para que todas as regiões adotem as medidas”, disse.

Questionado sobre o novo decreto estadual, o secretário afirmou que “as referências que estamos trabalhando, e isso precisa ser pactuado com os municípios, são os decretos para a região do Alto Oeste e Vale do Açu, que coincidem com as recomendações do Comitê Científico”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.