BUSCAR
BUSCAR
Saúde
No RN, serviço telefônico 24h auxilia médicos no diagnóstico do câncer infanto-juvenil
Parceria entre a Sesap, Casa Durval Paiva, LIGA e Gacc pretende diminuir o tempo do diagnóstico da doença
Redação
05/01/2022 | 16:20

Já está funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, o “Liga Durval” – serviço telefônico que vai auxiliar médicos e enfermeiros que estejam com dúvidas no possível diagnóstico do câncer infanto-juvenil.

A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à criança com câncer (Gacc/RN) e LIGA norteriograndense contra o Câncer.

Os profissionais de saúde podem ligar para o número (84) 99982-0115 e serão atendidos por oncologistas pediátricos da LIGA que estarão de plantão para atender a dúvidas e esclarecimentos para que os diagnósticos possam ser mais rápidos, reduzindo o tempo de chegada dos pacientes aos serviços especializados, além de auxiliar no desenho de uma linha de cuidado para criança e adolescentes com câncer no RN.

Em dezembro do ano passado, a Sesap se reuniu com representantes das instituições que atuam na prevenção e tratamento do câncer no RN e discutiu formas mais acessíveis do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. “Nossa proposta é traçar um plano de trabalho pioneiro no país para que possamos chegar mais rápido ao diagnóstico em toda a rede”, afirmou Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap.

Estão previstas ainda capacitações sobre sinais e sintomas do câncer infantojuvenil com a rede de atenção básica dos municípios do Estado e de educadores sociais; Implementação do calendário anual da Sesap para ações do Setembro Dourado, e organização do fluxo de atendimento.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.