O litoral de Parnamirim vêm registrando um aumento no número de ninhos de tartaruga nas últimas semanas, pelo menos foi o que apontou a prefeitura da cidade. Esses animais são migratórios e, durante o período de desova retornam às praias onde nasceram para pôr seus ovos.
Apenas nesta semana, dois ninhos foram localizados e devidamente isolados pelas equipes da gestão municipal e do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam Resgate), um em Pirangi e o outro na praia dos pescadores, em Cotovelo.
Conforme a prefeitura, as principais espécies que desovam no litoral parnamirinense são a tartaruga-de-pente, a tartaruga-verde e a tartaruga-oliva. Todas estão ameaçadas de extinção. O aumento no número de ninhos na região é um sinal positivo, no entanto é importante que a população esteja atenta para evitar a violação dos ninhos.
Para ajudar a protegê-los, é necessário seguir as seguintes orientações:
- Não toque nos ninhos ou nos filhotes de tartaruga;
- Se encontrar um ninho, avise os órgãos ambientais imediatamente;
- Não deixe lixo e evite acender fogueiras nas praias.
“A proteção das tartarugas marinhas é uma responsabilidade de todos. Cada um pode fazer sua parte para ajudar a proteger essas espécies tão importantes para o meio ambiente. É importante lembrar que os ninhos de tartaruga são protegidos por lei. Danificar ou destruí-los é crime ambiental”, disse a gestão municipal em matéria publicada no próprio site.
Conforme a prefeitura, é provável que novos ninhos sejam identificados nos próximos dias. Caso isso aconteça, acione a Secretaria de Meio Ambiente de Parnamirim, no 156, ou o Cemam Resgate, pelo Whatsapp (84) 99943-0058.