A deputada federal Natália Bonavides (PT) se reuniu com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e o superintendente do órgão no RN, João Gentil, em visita ao bairro da Ribeira, na Zona Leste, nesta quinta-feira 31. A visita faz parte das ações do Iphan a estruturas de responsabilidade do órgão federal, vinculado ao Ministério da Cultura, e para confirmar parcerias em projetos para a cidade.
“O Iphan está em Natal fazendo visitas e confirmando parcerias para projetos na nossa Capital. Levamos ao presidente do Iphan a proposta de recuperação da Ribeira. Saí muito animada da conversa. Aguardem, que vem coisa boa por aí”, afirmou a parlamentar, que frisou a importância da Ribeira para Natal e a urgência em realizar a reestruturação do bairro, já que muitos casarões estão com a estrutura comprometida.
Segundo Natália, ficou acordado que a primeira ação será de o Iphan e o mandato da deputada federal providenciarem o levantamento da titularidade dos imóveis da região. Depois disso, o Instituto e o mandato discutirão formas de enquadrar essas edificações em projetos do Iphan e financiar a recuperação.
“Estou muito animada com o que discutimos na reunião. O tema da Ribeira sempre é levantado durante as campanhas políticas, mas nunca é tratado como um tema urgente. Mas vamos levar essa proposta adiante para tirar do papel esse que é um sonho do povo de Natal”, declarou.
A deputada disse ainda que Leandro Grass assinou a ordem de serviço para a restauração do Arquivo da Arquidiocese de Natal e recebeu do Governo do Rio Grande do Norte um projeto para uma ação no Forte dos Reis Magos. A comitiva visitou o local, que é tombado pelo Iphan desde 1949 e um dos principais pontos turísticos de Natal.