BUSCAR
BUSCAR
Crítica

Natália Bonavides critica Mourão após vice dizer que não existe racismo no Brasil: “Declaração canalha”

Fala foi proferida por vice-presidente nesta sexta-feira 20, Dia da Consciência Negra, durante um comentário sobre a morte de um homem negro por seguranças em Porto Alegre (RS)
Redação
20/11/2020 | 18:08

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) classificou como “canalha, perversa e mentirosa” a declaração do vice-presidente Hamilton Mourão de que “não existe racismo no Brasil”.

A fala foi proferida por Mourão nesta sexta-feira 20, Dia da Consciência Negra, durante um comentário sobre a morte de um homem negro por seguranças de um supermercado de Porto Alegre (RS).

Natália bonavides critica mourão após vice dizer que não existe racismo no brasil: “declaração canalha”
Deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) e vice-presidente Hamilton Mourão - Fotos: Cleia Viana / Câmara dos Deputados e Adnilton Farias / VPR

O homem, identificado como João Alberto Silveira Freitas, tinha 40 anos de idade e foi espancado por seguranças até a morte depois de discutir com uma funcionária do Carrefour. Os dois seguranças foram presos.

“Horas depois do assassinato bárbaro de João Alberto, o vice-presidente Mourão tem a cara de pau de dar essa declaração canalha, perversa e mentirosa, de que não existe racismo no Brasil. Esse governo genocida precisa ser derrubado!”, escreveu a parlamentar potiguar no Twitter.

Mourão lamentou a morte de João Alberto, mas disse que o ocorrido não pode ser classificado como um episódio de racismo. “Digo com toda a tranquilidade para você: não existe racismo no Brasil”, declarou o vice-presidente.

“Digo isso porque já morei nos Estados Unidos. Racismo tem lá”, argumentou Mourão ao negar a existência do racismo no Brasil. “Aqui existe desigualdade. Fruto de uma série de problemas”, completou.

O vice citou que viveu no país norte-americano no fim da década de 1960 e, na época, ficou impressionado com políticas segregacionistas. “Na minha escola, quando eu morei lá, o pessoal de cor andava separado. Eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil. Saí do Brasil, fui morar lá, era adolescente e fiquei impressionado com isso.”

Mourão afirmou que a maior parte das “pessoas de cor” são de “nível mais pobre” e citou que a sociedade brasileira é “misturada”. “Grande parte das pessoas, vamos colocar assim, de nível mais pobre, que tem menos acesso aos bens e as necessidades da sociedade moderna, são gente de cor. Apesar de nós sermos uma sociedade totalmente misturada, é só tu olhar a minha lata aqui né”, disse, indicando sua própria cor de pele.

Novo prefeito de Nísia Floresta define educação, geração de emprego e saúde como prioridades da sua gestão
Um dos projetos que Gustavo destacou como peça-chave para a geração de emprego é a criação de um Distrito Industrial na BR-101
12/01/2025 às 14:04
Na próxima encarnação, quero o ego de um homem branco, diz presidente da Petrobras
Presidente da Petrobras desde 2024, engenheira destaca trajetória marcada por enfrentamentos e avanços na diversidade de gênero
12/01/2025 às 09:59
Eduardo Bolsonaro contesta Moraes sobre convite de Trump: “Não há razões para duvidar”
Deputado defende viagem de Jair Bolsonaro e questiona retenção de passaporte
12/01/2025 às 08:26
“Governo da Venezuela é uma ditadura e como ditadura deve ser tratado”, diz Randolfe
Líder do governo Lula no Congresso defende postura mediadora do Brasil, mas classifica regime de Maduro como autoritário
12/01/2025 às 07:26
Paulinho Freire recebe prefeito Alysson Bezerra e ex-senador José Agripino
Gestores dialogaram sobre o desenvolvimento de Natal e Mossoró e defenderam entendimentos para o avanço dos municípios
11/01/2025 às 14:32
General Girão é condenado a pagar R$ 2 milhões por incentivar atos antidemocráticos
Deputado federal também terá que excluir postagens nas redes sociais e realizar ações públicas em defesa da democracia
11/01/2025 às 10:49
Moraes manda Bolsonaro comprovar convite para posse de Trump
Ministro do Supremo argumenta que a defesa só apresentou uma mensagem enviada por e-mail ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com remetente desconhecido
11/01/2025 às 10:38
Subsídio manterá preço com melhorias no transporte, diz nova gestão da STTU
Projeto prevê equilíbrio financeiro e modernização do sistema sem repassar custos aos usuários
11/01/2025 às 05:16
Festival Pôr do Som marca o verão de Natal com música
Com mais de 11 atrações na programação, evento acontece entre os dias 29 a 1º de fevereiro, no Complexo Cultural Rampa e na Sede Cultural DoSol
11/01/2025 às 05:06
“Sou de esquerda e digo que o governo de Maduro é ditadura”, diz presidente do Chile
Gabriel Boric critica perseguições na Venezuela e reforça posição diplomática do Chile
10/01/2025 às 20:35