BUSCAR
BUSCAR
Crítica

Natália Bonavides critica Mourão após vice dizer que não existe racismo no Brasil: “Declaração canalha”

Fala foi proferida por vice-presidente nesta sexta-feira 20, Dia da Consciência Negra, durante um comentário sobre a morte de um homem negro por seguranças em Porto Alegre (RS)
Redação
20/11/2020 | 18:08

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) classificou como “canalha, perversa e mentirosa” a declaração do vice-presidente Hamilton Mourão de que “não existe racismo no Brasil”.

A fala foi proferida por Mourão nesta sexta-feira 20, Dia da Consciência Negra, durante um comentário sobre a morte de um homem negro por seguranças de um supermercado de Porto Alegre (RS).

Natália bonavides critica mourão após vice dizer que não existe racismo no brasil: “declaração canalha”
Deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) e vice-presidente Hamilton Mourão - Fotos: Cleia Viana / Câmara dos Deputados e Adnilton Farias / VPR

O homem, identificado como João Alberto Silveira Freitas, tinha 40 anos de idade e foi espancado por seguranças até a morte depois de discutir com uma funcionária do Carrefour. Os dois seguranças foram presos.

“Horas depois do assassinato bárbaro de João Alberto, o vice-presidente Mourão tem a cara de pau de dar essa declaração canalha, perversa e mentirosa, de que não existe racismo no Brasil. Esse governo genocida precisa ser derrubado!”, escreveu a parlamentar potiguar no Twitter.

Mourão lamentou a morte de João Alberto, mas disse que o ocorrido não pode ser classificado como um episódio de racismo. “Digo com toda a tranquilidade para você: não existe racismo no Brasil”, declarou o vice-presidente.

“Digo isso porque já morei nos Estados Unidos. Racismo tem lá”, argumentou Mourão ao negar a existência do racismo no Brasil. “Aqui existe desigualdade. Fruto de uma série de problemas”, completou.

O vice citou que viveu no país norte-americano no fim da década de 1960 e, na época, ficou impressionado com políticas segregacionistas. “Na minha escola, quando eu morei lá, o pessoal de cor andava separado. Eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil. Saí do Brasil, fui morar lá, era adolescente e fiquei impressionado com isso.”

Mourão afirmou que a maior parte das “pessoas de cor” são de “nível mais pobre” e citou que a sociedade brasileira é “misturada”. “Grande parte das pessoas, vamos colocar assim, de nível mais pobre, que tem menos acesso aos bens e as necessidades da sociedade moderna, são gente de cor. Apesar de nós sermos uma sociedade totalmente misturada, é só tu olhar a minha lata aqui né”, disse, indicando sua própria cor de pele.

Aprovado no Senado, projeto de cotas raciais em concursos públicos está parado na Câmara
STF decidiu prorrogar legislação anterior devido a indefinição do Congresso
23/06/2024 às 07:27
Comissão do Senado aprova projeto que aumenta penas por abuso sexual infantil
Medida visa combater abusos e fortalecer políticas de proteção, obrigando denúncias de omissão sob pena de detenção e multa
22/06/2024 às 08:22
PL deve ter 80 pré-candidaturas a prefeitos e vice-prefeitos nas eleições, diz Rogério Marinho
Presidente do PL no RN, senador licenciado destaca alianças estratégicas em municípios-chave do estado
22/06/2024 às 07:41
Campos Neto é um adversário político e ideológico, diz Lula
Presidente ainda afirmou que, com a saída de Campos Neto do BC em dezembro, as coisas “vão voltar ao normal”
21/06/2024 às 18:41
Giann Oliveira é um dos nomes fortes do PL na disputa para vereador de Natal
Como diferenciais, o pré-candidato aponta determinação, organização, planejamento e conhecimento das dinâmicas públicas
21/06/2024 às 15:32
Carlos Eduardo e Rafael negam definição sobre chapa em Natal
Informação de que o ex-deputado federal seria vice do ex-prefeito foi divulgada na imprensa natalense nesta quinta-feira 20
21/06/2024 às 07:29
Flávio Azevedo recebe moção de congratulações após posse como senador
Deputados estaduais felicitam novo senador pelo compromisso com o Estado e trajetória dedicada ao desenvolvimento
21/06/2024 às 07:23
Moraes arquiva inquérito sobre campanha contra PL das Fake News
Ministro do STF seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República
20/06/2024 às 21:56
Deputada Silvia Waiãpi, acusada fazer harmonização facial com dinheiro público, vai recorrer ao TSE
Mandato da parlamentar foi cassado pelo TRE-AP; caso foi denunciado por assessora
20/06/2024 às 17:28
Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Motorista Exemplar a 27 profissionais
Este ano, 27 profissionais receberam a Comenda, sendo 10 motoristas de transporte escolar, 12 de alternativos e cinco de aplicativos
20/06/2024 às 14:39
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.