11/06/2021 | 09:19
Natal atingiu, de acordo com o portal RN+ Vacinas, a marca de 201.685 vacinas aplicadas em sua primeira dose contra a Covid-19, o equivalente a 22,6% da população da capital. Em relação aos imunizados com a segunda dose, foram 115.244 vacinados, representando 12,94% da população da capital potiguar.
Esse percentual de vacinados está acima da média do RN, que está em 22,34% da população com a primeira dose e 10,82% com a segunda dose. Em relação aos dados nacionais, Natal também tem um percentual de imunizados com a segunda dose das vacinas maior do que a média brasileira que é de 10,87% da população, mas fica pouco abaixo da média nacional dos que receberam ao menos uma dose, que é de 23,42% da população brasileira.
Os números apresentados pela plataforma poderiam ser ainda maiores. Uma vez que, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, existe uma defasagem entre números reais e os registros online, de cerca de 10 mil imunizados.
A capital potiguar tem uma das melhores estruturas da região Nordeste, montadas para a vacinação. São 40 postos de vacinação e mais seis drivers-thru trabalhando na imunização durante os sete dias por semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
Natal também chegou à marca de 52% de vacinados, em relação à meta até a fase 3 da campanha de vacinação contra a Covid-19. De acordo com os dados do portal, a meta de vacinação para esta fase seria de 217.532 pessoas. Até o momento, o município já imunizou 115.244 natalenses com as duas doses e aguarda a chegada de novas doses para avançar nesse processo.
Lactantes
A Prefeitura do Natal atua em várias frentes para avançar a campanha de vacinação contra Covid-19. Nesta sexta-feira, 11, o grupo das lactantes com filhos até seis meses completos podem procurar um dos seis drives ou 35 salas de imunização para receber o imunizante, a mãe deve apresentar cópia da certidão de nascimento do bebê que comprove que tem até seis meses de vida, cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal. Todas as informações podem ser visualizadas no vacina.natal.rn.gov.br
Nesta sexta, a SMS Natal também estará vacinando os motoristas de transportes de passageiros com capacidade de mais de 30 pessoas e trabalhadores dos serviços industriais de utilidade pública. O local de vacinação será exclusivo no SESI.
Seguindo rigorosamente o Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde, a SMS Natal montou equipes volantes e continua vacinando pessoas em situação de rua, trabalhadores da educação do ensino básico (creches, pré-escolas) e vai iniciar também a vacina para os funcionários do sistema prisional, que receberão o imunizante no local de trabalho.
Desde quinta-feira, 10, a Prefeitura do Natal também já vacina contra a Covid-19 as pessoas da faixa etária de 59 anos. O avanço nos grupos por faixa etária foi uma solicitação do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e decidido em reunião extraordinária convocada pelo secretário de Saúde de Natal, George Antunes, com a presença dos gestores da Sesap e Conselhos Municipais de Saúde.
O secretário municipal de Saúde de Natal, George Antunes, lembra que os grupos anteriormente contemplados com a vacinação contra Covid-19, que por algum motivo não foram se vacinar, que busquem tomar o imunizante em qualquer ponto de vacinação. O mesmo alerta vale para as pessoas que ainda não buscaram a segunda dose.
Vacina Solidária
As pessoas que forem se vacinar em Natal podem participar da campanha “Vacina Solidária”, que arrecada gêneros alimentícios e materiais de higiene para doação a pessoas em vulnerabilidade social. Lançada em abril passado, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), a campanha já arrecadou 12 toneladas de alimentos e assistiu mais de 2.840 pessoas, amparando a população em vulnerabilidade social durante a crise sanitária, dando suporte alimentar.