BUSCAR
BUSCAR
Covid-19
Natal passa a aplicar dose de reforço com 4 meses de intervalo para idosos com 70 anos e mais
Devido à baixa procura a SMS diminuiu o intervalo para estimular a procura da D3
Redação
08/12/2021 | 12:39

Nesta quarta-feira 8 Natal inicia a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, com 04 meses de intervalo a partir da D2, para o público de 70 anos e mais. A Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) vem analisando a adesão dos públicos, e devido à baixa procura foi decidido diminuir o intervalo para estimular a dose de reforço. O município possui 40 mil pessoas aptas a partir de agora, dentro dessa faixa etária contemplada, a receber o imunizante.

A D3 vem sendo aplicada em todos os pontos vacinais da cidade (unidades básicas, drives ou trailer da árvore de Mirassol – este último de quinta-feira a domingo) para qualquer munícipe da cidade que esteja dentro dos critérios de intervalo, portando documentação comprobatória e que tenha concluído seu esquema vacinal com Coronavac, Oxford ou Pfizer. Para mais informações sobre os endereços, horários de funcionamento e dúvidas frequentes é possível acessar a plataforma vacina.natal.rn.gov.br .

“Conforme observamos a adesão dos públicos, vamos modificando nossas estratégias para que essa campanha de vacinação, que é a maior da história, tenha êxito. Esperamos que haja uma maior procura pela dose de reforço, uma vez que diminuindo esse intervalo, contemplamos mais pessoas aptas a receber a imunização. Também reiteramos o chamamento para as pessoas completarem o esquema vacinal com a D2, também disponível em todos os pontos da cidade”, indica George Antunes, Secretário de Saúde.

Vacinação em Natal

Primeira dose

Pessoas com 12 anos e mais.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD
Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.

JANSSEN
Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 05 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 18 anos e mais (há cinco meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer) e população com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.