Em dez dias de vacinação, Natal imunizou 23.962 pessoas com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Até a noite da segunda-feira 1º, o Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde de Natal marcava a aplicação de 23.362 doses. O restante foi aplicado ao longo da manhã desta terça-feira 2 apenas nas unidades de saúde, com as atividades nos drive-thru suspensas.
Com esses números, a Prefeitura conseguiu atingir um número expressivo de pessoas vacinadas na capital potiguar, com 2,62% da população, ficando acima da média nacional e estadual (1,35%).
“Isso mostra que estamos fazendo a nossa parte com eficiência em toda a logística de aplicação. Não mediremos esforços para salvar vidas”, afirma o prefeito Álvaro Dias (PSDB), em avaliação sobre o desempenho do Município na aplicação das primeiras doses.
Inicialmente foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento e tratamento da Covid, depois ampliando gradativamente para os que atuam em outras unidades de saúde, além da aplicação em idosos institucionalizados, com maior risco de contaminação pelo vírus. A estratégia de imunização na capital segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, que detalha o esquema vacinal para as vacinas em circulação no país.
Devido ao número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, não foi possível vacinar todos os trabalhadores da saúde; para imunizar todas as categorias seriam necessárias 35 mil doses. “Tivemos que escolher grupos prioritários dentro de uma prioridade, agora é aguardar o envio de mais doses e ver a orientação do Governo Federal para dar continuidade a vacinação contra Covid-19”, explicou George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.
A pasta aguarda o envio da segunda dose do imunizante para iniciar a vacinação. Para a Coronavac, o intervalo de recebimento da segunda dose da vacina é de duas a quatro semanas após a aplicação da primeira dose. Para a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, o intervalo para a vacinação é de 12 semanas a partir da primeira aplicação.
Os 492 idosos que moram em 21 Instituições de Longa Permanência de Natal também já foram vacinados com a primeira dose da vacinação contra o Covid-19. A administração das doses da segunda etapa do primeiro lote enviado deverá ser iniciada no prazo de 28 dias.