BUSCAR
BUSCAR
2022
“Não vejo a hora de decidir o partido”, diz Bolsonaro a apoiadores
Presidente está há um ano e meio sem filiação e negocia com algumas siglas. Ele precisa estar filiado a uma legenda 6 meses antes do pleito
Metrópoles
25/05/2021 | 13:57

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, o presidente (sem partido) se disse ansioso para decidir a próxima filiação partidária. Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019, quando se desentendeu com o comando do PSL, sigla pela qual foi eleito.

“Não vejo a hora de decidir o partido, mas não é decisão minha não”, disse Bolsonaro, na manhã desta terça-feira (25/5).

O presidente negocia com diversas legendas, entre elas, siglas nanicas como PMB, Patriota, DC e PSC. Uma das condições é ter o controle dos diretórios estaduais para entregar a aliados.

No Alvorada, um apoiador pediu para indicar um nome para o partido ao qual o presidente vai se filiar, ao que ele respondeu: “Partido sendo meu, eu aceito a indicação tua, se for meu o partido. Ninguém quer entregar o osso para a gente, querem entregar só o casco do boi, nenhum ossinho com tutano querem dar para a gente”.

Na semana passada, em agenda com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), Bolsonaro admitiu a possibilidade de regressar ao Progressistas (PP), partido ao qual foi filiado quando era deputado federal.

Em entrevista ao Metrópoles em abril, o senador Ciro Nogueira considerou pequenas as chances de retorno do mandatário à legenda, dado que o próprio presidente admitiu querer controle do partido ao qual vai se filiar.

Bolsonaro saiu do PSL ainda no primeiro ano de mandato, após desentendimentos com a cúpula do partido. Até hoje, o partido segue rachado entre bolsonaristas e não bolsonaristas.

Logo após deixar o PSL, o chefe do Executivo começou articular a criação de uma agremiação própria, o Aliança pelo Brasil. Entretanto, como não conseguiu reunir o número mínimo de assinaturas para registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele busca acordo com outras legendas.

Estar em um partido é obrigatório para concorrer às eleições no país. Para disputar um cargo eletivo, é preciso estar filiado seis meses antes do pleito.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.