BUSCAR
BUSCAR
Coronavírus
‘Não é motivo para pânico’, diz microbiologista sobre reinfecção por Covid-19
Um homem de 33 anos, que se recuperou da Covid-19 após ficar internado, foi infectado novamente quatro meses e meio depois
Redação
25/08/2020 | 19:28

A pesquisadora e doutora em microbiologia pela USP e presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), Natália Pasternak, acredita que é muito cedo para “bater o martelo” e afirmar que é possível se infectar pelo novo coronavírus mais de uma vez.

“Nós vimos um caso bem documentado, o de Hong Kong, que realmente parece ser reinfecção, pois eles conseguiram sequenciar o vírus da primeira infecção do rapaz e compararam com a segunda”, falou em entrevista à CNN nesta terça-feira 25.

O homem de 33 anos, que se recuperou da Covid-19 após ficar internado, foi infectado novamente quatro meses e meio depois. Assintomático na segunda vez, ele testou novamente positivo para o vírus após voltar de uma viagem à Espanha, passando pelo Reino Unido, no dia 15 de agosto.

Segundo a especialista, se o paciente não tivesse passado por um screening – rastreamento – no aeroporto, não seria possível saber que estava com o vírus, já que não apresentou sintomas. 

Isso sugere portanto, disse ela, que apesar de a primeira infecção não ter sido suficiente para que ele se infectasse de novo, pode tê-lo protegido da doença. 

“Eu acho que não é motivo para pânico. Se esse for o padrão, de a primeira infecção ativar o sistema imune o suficiente para que a pessoa não adoeça novamente, mesmo que se infecte, isso não é uma notícia de todo ruim”, avaliou.

Pasternak acredita ainda ser natural que eventos raros comecem a aparecer à medida que aumenta-se muito o número de infectados.

Um dia depois de cientistas de Hong Kong confirmarem o primeiro caso de reinfecção de Covid-19 no mundo, a Holanda e a Bélgica, nesta terça, afirmaram que os países também têm um caso de reinfecção do novo coronavírus cada. 

No Brasil, segundo levantamento da CNN com as Secretarias de Saúde dos estados, cerca de 23 pessoas estão sendo investigadas por terem supostamente testado positivo para a Covid-19 duas vezes. 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.