BUSCAR
BUSCAR
Cultura Potiguar

Música que flui pelos dedos

Baixista e tecladista, Vitória de Santi narra a própria trajetória artística – desde a primeira banda de escola, passando por Plutão Já Foi Planeta, até os atuais e futuros projetos. Em entrevista, a jovem também reconhece o valor da mulher na indústria musical
Nathallya Macedo
01/07/2020 | 06:00

Um dom é captado pelos dedos, fluindo naturalmente em um universo musicado por instrumentos: o admirável talento. Para desenvolver a vocação, no entanto, é necessário estudo, esforço e afeto, acima de tudo. Vitória de Santi, de 25 anos, expressa a dádiva da música através do baixo e do teclado em uma carreira já consolidada.

Nascida em São Paulo, mas moradora de Natal há 21 anos, Vitória começou a aprender sobre música ainda durante o ensino fundamental. No ensino médio, participou de uma banda amadora com alguns colegas. Por consequência, a carreira profissional veio em 2014 com o convite para participar da banda Plutão Já Foi Planeta.

4

Em 2016, o grupo participou de um programa da Globo, o Superstar. “Deixamos de tocar apenas nos fins de semana em eventos na capital potiguar para viajar o país todo fazendo shows maiores. No Projac, conhecemos vários produtores e bandas de outros lugares, de outros estilos. Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto pessoal quanto profissionalmente”, relembrou Vitória.

Quando no fim do ano passado, após uma jornada de sucesso, ela decidiu sair de Plutão para encarar objetivos pessoais. “Meu desejo passou a ser estudar música. Então, depois de 2 anos morando em São Paulo por causa da banda, voltei para Natal e passei no curso técnico de processos fonográficos na UFRN. Acredito que esse passo vai me dar toda a base teórica para produzir”, contou.

Desde então, a artista participa de alguns projetos com amigos, tocando baixo e teclado na banda Camomila Chá e ao lado dos cantores Alexandre e Dias Blue. “Estamos compondo e gravando músicas juntos, mas de forma online. Também posto no meu Instagram alguns vídeos com canções conhecidas, para movimentar e tentar inspirar as pessoas que estão em casa nessa quarentena”.

Com inspirações como Lorde, Marisa Monte e Simona Talma, Vitória enxerga a relevância da presença feminina no mercado. “Uma das únicas bandas que conheço com uma mulher baixista é a Talking Heads, dos Estados Unidos. Precisamos ocupar esses espaços aqui, ter representatividade. Quando você vê uma de nós nesses lugares, você é inspirada a seguir seus sonhos. Sabemos, inclusive, que juntas somos mais fortes”.

Projetos

“Quero produzir, ver a melodia nascer no estúdio, dos primeiros acordes ao produto final”. Com o anseio em mente, Vitória planeja criar uma produtora musical para incentivar a arte local. “Vi em uma publicação na internet que a profissão ‘artista’ estava em primeiro lugar como dispensável, mas acredito que podemos mudar essa percepção errônea. Todos estão começando a reconhecer a presença da arte, principalmente devido aos dias de isolamento social. Aliás, o cenário artístico potiguar é extremamente rico e quero valorizar essa característica através do meu trabalho”.

1 1 1
Vitória é baixista e tecladista. Foto: Carol Queiroz

Fifa confirma datas e divisão de vagas do Mundial Feminino no Brasil
Competição ocorrerá de 24 de junho a 25 de julho de 2027
10/12/2024 às 20:46
Governo do RN garante R$ 3,5 milhões para atendimentos especializados no SUS
Fórum Nacional de Governadores debateu pacote de corte de gastos, PEC da Segurança Pública e o Programa Mais Acesso a Especialistas
10/12/2024 às 19:33
Prefeitura do Natal intensifica ações de combate à fome e amplia segurança alimentar
Iniciativas como Banco de Alimentos, Programa da Sopa e Cozinha Comunitária beneficiam milhares de famílias em situação de vulnerabilidade
10/12/2024 às 19:00
Governo pode fazer novos ajustes nas regras do BPC
Alterações não deverão ter impacto na economia de recursos
10/12/2024 às 18:47
“Senna” se torna série de língua não-inglesa mais vista na Netflix
Produção liderou o Top 10 global da plataforma entre os dias 2 e 8 de dezembro
10/12/2024 às 18:25
Bombeiros do RN combatem cinco grandes incêndios em vegetação na tarde de hoje
Fogo em Emaús já dura mais de três horas e meia de combate
10/12/2024 às 18:06
Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou
Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana
10/12/2024 às 18:01
Memorial do Legislativo Potiguar é inaugurado nesta terça-feira
Espaço está aberto para visitações de segunda à sexta, com entrada gratuita
10/12/2024 às 17:41
Outorga de apostas online é liberada para 71 das empresas demandantes
A partir de 1º de janeiro só bets legalizadas poderão atuar no mercado
10/12/2024 às 17:35
Comissão do Senado aprova novos diretores do Banco Central
Plenário da Casa deve votar nomes ainda nesta terça-feira
10/12/2024 às 17:09