BUSCAR
BUSCAR
Rodrigo Ferreira
Mudança na Timemania pode prejudicar arrecadação de ABC e América
Confira a coluna de Rodrigo Ferreira desta quinta-feira (30)
Rodrigo Ferreira
30/09/2021 | 08:20

Mudança na Timemania pode prejudicar arrecadação de ABC e América
Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira (27) efetuou mudanças no texto que dispõe sobre a Timemania, loteria gerenciada pela Caixa Econômica Federal e que beneficia clubes de futebol do País. A grande alteração no texto original diz respeito aos clubes que fazem parte dos grupos I e II do jogo, que são aqueles que mais recebem recursos provenientes das apostas. A partir de agora, as agremiações que estiveram nas Séries A e B do Brasileirão no último biênio (2019-20) serão privilegiadas em detrimento de outras. Como ABC e América estão fora das duas principais divisões do Brasil desde 2017 e 2014, respectivamente, podem ser penalizados com esta modificação.

Incertezas
Neste primeiro momento, nossos representantes estão mais perdidos que cegos em tiroteio, como diz o velho ditado. Nem ABC, nem América, entenderam bem como ficará a situação deles diante da alteração protagonizada pelo presidente da República. Uma coisa, no entanto, é certa: eles continuarão a fazer parte da Timemania, provavelmente recebendo aportes menores dos que ganham hoje.

Confusão
Estive lendo o decreto original, de 2007, adaptando-o às mudanças efetuadas na última segunda-feira pelo Governo, e confesso que também me senti confuso, sobretudo pelo fato de o Art. 6º determinar que, a partir de 2010, a classificação das equipes entre os 4 grupos de cotas será feita com base no número de marcações recebidas como Time do Coração. Ora, se isso continua, então qual será a mudança prática?

Explicações
Para que todas essas dúvidas sejam sanadas, nos resta aguardar um esclarecimento oficial, seja da Caixa ou do próprio Governo. Tem muita gente sem entender o que de fato será alterado no faturamento das equipes que estão há um certo tempo longe dos holofotes do futebol brasileiro. O que não pode, de jeito nenhum, é excluir essas agremiações. E isso, tenho certeza, não será feito.

Allan Dias
Fez uma falta danada ao ABC no jogo de ida contra o 4 de Julho pelas oitavas da Série D. Sem ele, a criação no meio-campo da equipe inexiste. A boa notícia que tenho para o torcedor alvinegro é que o camisa 10 está voltando. Terça-feira, na reapresentação, trotou pelo gramado do CT. Bem provável que reúna condições de estar em campo na volta, agendada para este domingo.

Tormento
O técnico Renatinho Potiguar não tem um dia de sossego no América quando o assunto é Departamento Médico. No último fim de semana, 3 de suas 5 substituições foram efetuadas por motivos clínicos. E no início da semana já veio o primeiro golpe: Elvinho tem lesão grau 2 e dificilmente volta a jogar nesta temporada. Perda considerável na reta final do Brasileiro.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.