BUSCAR
BUSCAR
Estado de emergência
MP recomenda suspensão de gastos com a Festa de Santana
Desde março, o município de Santana do Matos está sob decreto de estado de emergência
Redação
23/06/2017 | 21:12

A Promotoria de Justiça de Santana do Matos expediu nesta sexta-feira (23) recomendação para que a Prefeitura não realize gastos com a realização da Festa de Santana, que acontece tradicionalmente no mês de julho. O documento destaca a situação de gravidade pela qual o município passa, sendo “assolado por um dos períodos de seca mais violentos de sua história”.

Em razão desse panorama, em março deste ano, o Governo do Estado declarou o município de Santana do Matos como uma das áreas em estado de emergência (Decreto n.º 26.730/2017), por ter sido afetada de forma intensa pela seca. Dessa forma, o município deve evitar gastos com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, serviços de buffets e montagens de estruturas para eventos.

Além da precariedade acarretada pela seca, o promotor ressalta na recomendação os procedimentos de contratação de artistas por inexigibilidade de licitação que devem ser observados. Entre eles, destaca-se a necessidade de realizar esse tipo de contratação diretamente com artista ou com empresário fixo. Com isso, pretende-se eliminar a figura do “intermediário”, pessoa que não é empresário fixo do artista e que se responsabiliza pela contratação para um determinado evento único, que muitas vezes onera ainda mais a contratação.

O MP segue o entendimento fixado pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais na Denúncia nº 749.058, que afirma que “a figura do empresário não se confunde com a do intermediário. Aquele é o profissional que gerencia os negócios do artista de forma permanente, duradoura, enquanto que o intermediário agencia eventos em datas aprazadas, específicas, eventuais”.

A recomendação abre prazo de dez dias para que o prefeito manifeste-se sobre a obediência ou não às medidas sugeridas.

Confira aqui a íntegra da Recomendação.

Baraúnas vence Globo com goleada no Campeonato Potiguar
Com 4 a 0 no placar, o Baraúnas atingiu sete pontos no returno, e está próximo de vaga na semifinal
28/03/2024 às 21:39
Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha
Proporção de pessoas que se sentem muito inseguras ao escurecer cresceu em cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada há seis meses atrás
28/03/2024 às 21:15
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde
28/03/2024 às 20:58
Surto de dengue nas Américas pode ser o maior da história, alerta Opas
Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais atingidos pela doença
28/03/2024 às 20:39
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.