BUSCAR
BUSCAR
Luto

Morre José de Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, aos 84 anos

Carioca, ele deixou legado como escritor, radialista e educador, com mais de 10 milhões de livros vendidos
Redação
07/10/2025 | 12:14

O jornalista, radialista, compositor e educador José de Paiva Netto morreu nesta terça-feira 7, aos 84 anos, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Paiva Netto era diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV) e fundador do Templo da Boa Vontade (TBV).

Em nota, a LBV informou: “Com profundo respeito e gratidão comunicamos que retornou à Grande Pátria Espiritual, o jornalista, radialista, escritor, presidente das Instituições da Boa Vontade, nosso querido Irmão Paiva, nesta terça-feira, 7 de outubro – uma data tão importante e simbólica para as IBVs: os 52 anos da Proclamação da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Sua jornada luminosa prosseguirá agora no Mundo da Verdade, levando consigo suas Obras de Fé Realizante, singularizadas em uma existência dedicada ao Bem.”

image
José de Paiva Netto, presidente da LBV, morreu aos 84 anos Foto: DIVULGAÇÃO/LBV | Alexandre Herculano

Carioca, Paiva Netto nasceu em 2 de março de 1941. Ele presidiu a Legião da Boa Vontade e a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.

Fundou em 1989, o Templo da Boa Vontade, aclamado pela população uma das Sete Maravilhas de Brasília, e que se tornou um dos principais monumentos ecumênicos do mundo, atraindo peregrinos de diversos países. E ainda criou, em 2000, o Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, que se tornou o maior movimento mundial do gênero na formação de novos paradigmas do pensamento humano, fundamentados na convergência e no intercâmbio entre o conhecimento científico e as diversas tradições religiosas.  

Consolidou-se também como um dos pioneiros pregadores do Evangelho-Apocalipse, tendo lançado títulos literários traduzidos para mais de 25 idiomas e em braile, e que superaram a marca de 10 milhões de exemplares. Além disso, escreveu para grandes veículos do Brasil e no mundo, a exemplo da Folha de S. PauloJornal de BrasíliaA Tarde e revista Manchete, entre outros.  

Paiva Netto era membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e à União Brasileira de Compositores (UBC).  

O presidente da LBV deixa a esposa, dona Lucimara Augusta, e os filhos Franklin (in memoriam), Pedro, José Eduardo, Iraci, Tatiana, Alziro e Emmanuel Adolfo, assim como noras, genros, netos e bisneto, bem como a demais familiares e amigos. 

As homenagens ao jornalista Paiva Netto ocorrerão nesta quarta-feira, dia 8, às 11 horas, em cerimônia aberta, no Memorial Parque Jaraguá, localizado na Rua Nossa Senhora do Líbano, 635 – Vila Sulina, São Paulo/SP 

NOTÍCIAS RELACIONADAS