O jornalista, radialista, compositor e educador José de Paiva Netto morreu nesta terça-feira 7, aos 84 anos, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Paiva Netto era diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV) e fundador do Templo da Boa Vontade (TBV).
Em nota, a LBV informou: “Com profundo respeito e gratidão comunicamos que retornou à Grande Pátria Espiritual, o jornalista, radialista, escritor, presidente das Instituições da Boa Vontade, nosso querido Irmão Paiva, nesta terça-feira, 7 de outubro – uma data tão importante e simbólica para as IBVs: os 52 anos da Proclamação da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Sua jornada luminosa prosseguirá agora no Mundo da Verdade, levando consigo suas Obras de Fé Realizante, singularizadas em uma existência dedicada ao Bem.”

Carioca, Paiva Netto nasceu em 2 de março de 1941. Ele presidiu a Legião da Boa Vontade e a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.
Fundou em 1989, o Templo da Boa Vontade, aclamado pela população uma das Sete Maravilhas de Brasília, e que se tornou um dos principais monumentos ecumênicos do mundo, atraindo peregrinos de diversos países. E ainda criou, em 2000, o Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, que se tornou o maior movimento mundial do gênero na formação de novos paradigmas do pensamento humano, fundamentados na convergência e no intercâmbio entre o conhecimento científico e as diversas tradições religiosas.
Consolidou-se também como um dos pioneiros pregadores do Evangelho-Apocalipse, tendo lançado títulos literários traduzidos para mais de 25 idiomas e em braile, e que superaram a marca de 10 milhões de exemplares. Além disso, escreveu para grandes veículos do Brasil e no mundo, a exemplo da Folha de S. Paulo, Jornal de Brasília, A Tarde e revista Manchete, entre outros.
Paiva Netto era membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e à União Brasileira de Compositores (UBC).
O presidente da LBV deixa a esposa, dona Lucimara Augusta, e os filhos Franklin (in memoriam), Pedro, José Eduardo, Iraci, Tatiana, Alziro e Emmanuel Adolfo, assim como noras, genros, netos e bisneto, bem como a demais familiares e amigos.
As homenagens ao jornalista Paiva Netto ocorrerão nesta quarta-feira, dia 8, às 11 horas, em cerimônia aberta, no Memorial Parque Jaraguá, localizado na Rua Nossa Senhora do Líbano, 635 – Vila Sulina, São Paulo/SP