O Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo faleceu na manhã deste sábado 9, aos 85 anos. Internado no Hospital São Lucas, na zona Leste de Natal, desde o dia 13 de dezembro, o eclesiástico não resistiu às complicações da Covid-19.
Ele foi ordenado sacerdote em 22 de fevereiro de 1960, e desde então exerceu importante papel na educação, comunicação, e principalmente evangelização.
Referência na educação na região do Seridó, Monsenhor Tércio foi diretor do Colégio Diocesano Seridoense (CDS) por décadas. A Paroquia de Nossa Senhora de Fátima, em Caicó, emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do religioso, assim como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O sacerdote era professor aposentado do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres-UFRN).
Confira a nota da UFRN:
“Com um sentimento de grande pesar comunicamos o falecimento do Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo. Nascido em Currais Novos, professor aposentado do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres-UFRN), era um típico cidadão seridoense, no amor sempre revelado à terra comum e no zelo pelas atividades religiosas e educacionais.
Dedicou sessenta anos de sua operosa existência à Igreja Católica, tendo rigorosa preparação a partir do Seminário Cura D’Ars, em Caicó, no qual chegou aos doze anos. Concluída sua formação no Rio Grande do Norte segue para Roma, onde cursou a Universidade Gregoriana, aí obtendo mestrado em Teologia e Filosofia. Retornado ao Brasil, não mais se afastou da sua terra, tornando-se presença viva em cada uma das cidades seridoenses, num périplo religioso/pedagógico que se inicia em Currais Novos e prossegue por São José, fixando-se por fim em Caicó, entre outras, onde iluminou as discussões no campo da educação a partir de profícua atividade no Colégio Diocesano. Após participar ativamente das discussões de criação do Campus Universitário em Caicó, dedicou-se a nele ensinar várias disciplinas, com destaque para Metodologia das Ciências, História da Filosofia e Teoria da História. E continuou ensinando com renovado entusiasmo mesmo após aposentar-se.
Com o desaparecimento do Professor Emérito Monsenhor Ausônio Tércio, perdem o Ceres-Caicó e a UFRN. Fica na memória do Estado, o exemplo imorredouro e fecundo de servir a Deus e à Educação.
Natal, 09 de janeiro de 2021
José Daniel Diniz Melo
Reitor
Henio Ferreira de Miranda
Vice-Reitor“