BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
“Missão é avançar nas políticas públicas de inclusão, proteção, igualdade e autonomia”, diz Júlia Arruda
Declaração é da vereadora Júlia Arruda, a nova secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Ela explica que a Semjidh é uma secretaria de articulação e “é na base do diálogo que pretendemos construir caminhos para efetivação das políticas”.
Redação
10/07/2021 | 08:41

Empossada como a nova titular da Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, a vereadora Júlia Arruda (PCdoB) pretende fazer sua gestão focada em políticas públicas. Em uma entrevista concedida ao Agora RN ela falou dos desafios em deixar o parlamento municipal pelo secretariado.

Agora RN: Como surgiu o convite para assumir a Secretaria?
Júlia Arruda: O convite partiu da governadora Fátima Bezerra e do vice-governador Antenor Roberto, como reconhecimento ao nosso trabalho na defesa das pautas que compõem o plural espectro de atuação da Semjidh.

Agora RN: Qual a sua expectativa para essa sua nova etapa?
Júlia Arruda: O desafio é grande, mas, como tenho dito, a vida é cheia de desafios. E encaro essa como uma missão mesmo. A missão de avançar nas políticas públicas de inclusão, proteção, igualdade e autonomia.

Agora RN: Quais as suas principais prioridades?
Júlia Arruda: A Semjidh é uma secretaria de articulação e é na base do diálogo que pretendemos construir caminhos para efetivação das políticas. Vamos tocar alguns projetos importantes que já estão encaminhados, como a interiorização da Patrulha Maria da Penha, o Plano Estadual da Igualdade Racial, o CredJovem, o Plano de Combate à LGBTfobia e a aplicação do Fundo da Infância.

Agora RN: Quais os principais desafios da Secretaria nesse momento?
Júlia Arruda: O desafio de realizar a articulação com os demais órgãos da administração pública estadual direta e indireta, bem como o terceiro setor e os movimentos sociais, em um momento em que ainda estamos retomando gradativamente as atividades presenciais. A Semjidh foi criada em 2019 e, no ano seguinte, já veio a pandemia. Isso certamente impactou nas ações.

Agora RN: A senhora pretende retornar à Câmara, caso a governadora Fátima Bezerra não se reeleja?
Júlia Arruda: Sou vereadora licenciada e o meu mandato vai até 2024, mas a minha ida para a Semjidh não está condicionada a um período específico.

Agora RN: A senhora tem alguma pretensão para as eleições do próximo ano?
Júlia Arruda: Estou entrando em um novo desafio, com disposição e energia renovadas, para dar o meu melhor na missão que me foi confiada. Minha cabeça e esforços estão unicamente voltados para a Semjidh neste momento.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.