BUSCAR
BUSCAR
Reunião
Ministro da Infraestrutura promete soluções para o Porto de Natal
Ministro assumiu o compromisso de resolver a questão das deficiências nas operações do Porto. Nos próximos dias, a pasta fará uma reunião com os operadores, a Codern e as empresas
Redação
16/12/2020 | 10:08

O secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, participou nessa terça-feira, 15, junto com o senador Jean Paul Prates, de reunião em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Na pauta, a apresentação de uma série de ações com o objetivo de otimizar os serviços desenvolvidos no Porto de Natal, administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).

O coordenador da Bancada Federal, deputado Benes Leocádio também participou da reunião. A ação de maior urgência diz respeito aos operadores do Porto de Natal. A empresa CMA/CGM, empresa de grande renome internacional e responsável por transportar as frutas produzidas pelo estado para a Europa, tem ameaçado deixar de incluir Natal no seu plano de rotas devido algumas dificuldades operacionais no Porto.

“A resolução urgente dos problemas operacionais beneficiará a fruticultura potiguar, bem como exportadores ocasionais (cachaça, castanha, entre outros) e os trabalhadores do porto e do transporte, que hoje também são atingidos pelas ineficiências detectadas”, ressaltou Jean.

“O Governo da professora Fátima e a Secretaria de Agricultura entendem que o mais difícil os produtores e exportadores já fazem, eles plantam, cultivam, embalam e transportam até o porto. Não é justo eles perderem eficiência e competitividade pela falta de uma operação logística dentro de um porto. Essa é a preocupação que nós temos. Apoiamos os produtores e estamos dialogando com a Codern para viabilizar uma forma de não perder a rota do navio, que iria impactar muito negativamente para o RN”, enfatizou Saldanha.

O Ministro assumiu o compromisso de resolver a questão das deficiências nas operações do Porto. Nos próximos dias, a pasta fará uma reunião com os operadores, a Codern e as empresas. “Vamos resolver imediatamente essa questão junto com as empresas que exportam frutas. Não podemos deixar que o estado e o Brasil percam essa rota”, afirmou Tarcísio Freitas.

O senador Jean apresentou também um projeto para o Terminal Oceânico do Rio Grande do Norte – Complexo Portuário “Porto Potengi”. O projeto prevê a recuperação do mangue do estuário, que está em boa parte já degradado; a recuperação do bairro da Ribeira; a construção de uma terceira ponte sobre o rio Potengi, e a concretização de uma conexão direta, por ramal ferroviário, entre o Porto, o Aeroporto (hub de cargas) e a Zona de Processamento de Exportações – ZPE.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.