BUSCAR
BUSCAR
Eleições

“Campanha de Natália reconfigura política em Natal”, defende Mineiro

Apesar da derrota no segundo turno, deputado federal ressalta crescimento expressivo de votos e legado de esperança deixado pela candidata do PT nas eleições
Redação
01/11/2024 | 06:13

Apesar da derrota no segundo turno em Natal, o deputado federal Fernando Mineiro (PT) afirmou que a campanha de Natália Bonavides (PT) a prefeita trouxe importantes contribuições para o cenário político de Natal. Em entrevista ao AGORA RN nesta quinta-feira 31, ele defendeu que a parlamentar pautou questões relevantes, como transporte público, creches e infraestrutura, que não têm sido adequadamente abordadas pelas gestões anteriores, se tornando “o grande legado de Natália nessas eleições”.

“A despeito da derrota eleitoral, qualquer avaliação minimamente justa precisa reconhecer que a campanha de Natália mexeu com as estruturas políticas locais, ameaçando uma hegemonia política que se mantém há algumas décadas no controle político-administrativo de Natal. Ela pautou o debate sobre temas importantes como os transportes públicos, creches e infraestrutura”, salientou Mineiro.

Mineiro
Deputado federal Fernando Mineiro (PT) avalia desempenho eleitoral do partido nas eleições municipais de 2024. Foto: REPRODUÇÃO

Ele avaliou o crescimento expressivo de votos no segundo turno como um ponto positivo para o PT. “No primeiro turno, a maioria do eleitorado votou pela mudança. A soma dos votos de Natália e dos candidatos da oposição foi maior que a quantidade de votos do candidato da situação. Foram 171 mil deste, contra 217 mil da oposição. No segundo turno, Natália cresceu 62%, enquanto seu adversário, 29%. Independente do resultado, o fato é que a disputa reposiciona o PT em Natal e no RN”, detalhou.

O deputado ressaltou que, mesmo com a derrota, Natália deixou um legado significativo. “Acender a esperança de parcela significativa da população em relação à política é o grande legado de Natália nessas eleições. Ela saiu dessa disputa maior do que entrou. Essa transformação não é apenas um ganho para o PT, mas também para os setores progressistas da cidade, que agora reconhecem em Natália uma nova referência política”.

Mineiro criticou a máquina política que enfrentou Natália durante a campanha, mencionando práticas abusivas como o uso da máquina pública e a disseminação de fake news. “Raramente se viu na história política da cidade tanto abuso econômico, uso da máquina, misoginia e outros crimes. Espero que com as inúmeras ações judiciais em curso, os órgãos de controle realizem as devidas apurações das denúncias e puna os envolvidos Os crimes eleitorais de diversas ordens desequilibraram a disputa eleitoral”, disse.

Eleições de 2026

Sobre as próximas eleições, Mineiro apontou a necessidade de um balanço da correlação de forças políticas resultantes dessas eleições. “Temos pela frente os desafios de consolidar o legado da disputa eleitoral em Natal e definir os passos para 2026, que está logo ali”, afirmou, ressaltando a importância de construir um arco de alianças para a disputa estadual em sintonia com a reeleição do presidente Lula.

“Nosso objetivo maior para o próximo período é trabalhar as bases para a reeleição do presidente Lula. Um novo mandato é necessário para que possamos virar de vez a página nefasta da história recente do país, consolidando a democracia e o desenvolvimento econômico com justiça e distribuição de renda”, finalizou Mineiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS