Para o vereador Milklei Leite (PV), a atual gestão municipal demonstrou falta de interesse em resolver os problemas do transporte público na capital potiguar. “Muitos projetos de lei que foram apresentados, o prefeito vetou e não colocou em prática. Porque [Álvaro Dias] não tem coragem de fazer o transporte funcionar para as pessoas mais pobres, para os trabalhadores e as trabalhadoras que precisam de transporte público. Porque não é ele que anda de transporte”, criticou.
Milklei Leite relembrou projetos apresentados por ele ao longo dos últimos quatro anos, com o objetivo de facilitar a rotina dos usuários de ônibus em Natal. “Por exemplo, o projeto de lei para que as pessoas pagassem a passagem com PIX foi de minha autoria. Quem não tivesse cartão ou dinheiro pagasse com PIX. Ora, é um direito do cidadão porque quem paga a tarifa é ele”.
Conforme o vereador, em 2021, o projeto que definia uma frota suplementar de emergência, visando conter aglomerações nos ônibus, foi sancionado mas não foi implementado. “Se o transporte funcionar, o restante das coisas funcionam na cidade, mas não colocou em prática”.
Entre as propostas apresentadas por Milklei, destaca-se ainda o Projeto de Lei 781/2024, que visa aumentar a transparência nas operações das empresas de transporte. O objetivo é criar regras para que as empresas mostrem de forma clara como gerenciar o dinheiro recebido das passagens e dos subsídios públicos. A matéria exige a publicação periódica de relatórios financeiros, mais claramente na definição de tarifas e subsídios públicos, e na implementação de ferramentas digitais para o acompanhamento em tempo real do sistema.