BUSCAR
BUSCAR
Economia
Mercado em expansão, cervejas artesanais no RN participam de evento até o fim deste mês
Redação
17/10/2023 | 05:00

Integrando um mercado que fatura por ano R$ 10 milhões brutos, as 16 marcas de cervejas artesanais do Rio Grande do Norte se preparam para crescer quatro marcas com a entrada de novos players já na Rota da Cerveja Potiguar que acontece até o final deste mês.

Estão entrando este ano a Entre Serras, de Monte das Gameleiras; a É o Fraco, de Missoró; a Bonnah Beer, de Parnamirim; e a Mall, de Natal.

Circuito de visitação de cervejarias artesanais instaladas no estado, a Rota é a forma encontrada pelo Sebrae do RN para integrar a atividade da produção de cervejas artesanais ao turismo do estado.

Participaram apenas as cervejarias atendidas pela entidade ligada ao sistema S que possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Rota da Cerveja é um evento nacional criado para fortalecer o mercado cervejeiro do Brasil. Ele envolve visitas técnicas e diagnósticos de produtos realizados por cervejarias, restaurantes, bares e espaços culturais. Essas atividades são essenciais para definir as cidades incluídas na Rota da Cerveja.

Dados do 2º Censo Cervejarias Independentes, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) indicam que a tendência de integrar cervejarias ao turismo já atinge quase 50% dos empreendimentos do setor.

A ideia do roteiro é fomentar as vendas das cervejas artesanais e, ao mesmo tempo, criar um novo atrativo turístico com a visita dos empreendimentos instalados em regiões urbanas e rurais do estado.

Para a estruturação do roteiro, buscou-se o apoio de agentes e empresários que atuam no mercado do turismo, especialmente as empresas que fazem receptivo, visando a integrar, em seus serviços e roteiros, as cervejarias artesanais estabelecidas no estado.

Segundo Fernando Nóbrega da Cervejaria Raffe, a segunda maior do estado, fundada em 2017, o crescimento anual pelo menos de empresa não é inferior a 30% desde a fundação, salvo durante a pandemia, em 2020, quando houve uma redução nas vendas.

*Publicado originalmente na edição impressa do AGORA RN desta terça-feira, dia 17 de outubro de 2023.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.