BUSCAR
BUSCAR
Medida
Menina de 10 anos abusada pelo tio vai mudar identidade e endereço
Família da jovem aceitou participar do Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência
Agência Estado
21/08/2020 | 06:35

A menina de 10 anos que ficou grávida após ser estuprada continuamente pelo tio no município de São Mateus, no norte do Espírito Santo, vai mudar de identidade e endereço por meio de ação do governo estadual. Após a gestação ter sido interrompida no Recife, capital de Pernambuco, e a menina ter recebido alta e voltado para casa na última quarta-feira, 19, a família aceitou participar do Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência (Provita), que visa a contribuir com o enfrentamento de graves violações de direitos humanos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) do Espírito Santo afirma que o Provita é aplicado para, dentre outras coisas, promover a segurança e o bem-estar da pessoa protegida; garantir a integridade física e psicológica da vítima e de seus familiares; proporcionar reinserção social em novo território, diferente do local onde ocorreu o crime; promover, de forma segura, o acesso a direitos, inclusive à convivência familiar e comunitária. O programa ainda possibilita a mudança de identidade, conforme necessidade e vontade da vítima e da família.

De acordo com a SEDH, o Provita, que tem caráter sigiloso, tem duração de dois anos e pode ser renovado por mais dois anos. Atualmente, 55 pessoas, sendo a maioria delas testemunhas de homicídios ou vítimas sobreviventes, são atendidas pelo programa, que existe há cerca de 23 anos, no Espírito Santo.

CMN outorga cidadania a ex-vereador e homenageia PCdoB pelos 102 anos do partido
Homenagem aconteceu em durante sessão solene na última quarta-feira
29/03/2024 às 08:22
Veja o que abre e fecha durante o feriado de Páscoa em Natal
Shoppings funcionam em horário especial, enquanto bancos e comércio de rua estão fechados
29/03/2024 às 08:00
Emparn prevê feriado chuvoso em todas as regiões do estado
Sistema aponta a continuidade das chuvas até domingo de Páscoa
29/03/2024 às 07:50
Vendas de peixe com preço acessível seguem até esta sexta-feira em Mossoró
Vendas de peixes, tradicional alimento da Semana Santa, seguem até a sexta-feira 29, das 7h às 17h
29/03/2024 às 07:33
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.