BUSCAR
BUSCAR
Prêmio
Melhores práticas de estágio do RN são premiadas na Casa da Indústria
Edição é referente ao ano de 2020, que não havia sido entregue devido a pandemia da covid-19
Redação
10/11/2021 | 08:29

Principal honraria referente as boas práticas de gestão de estágio no Rio Grande do Norte, o Prêmio IEL de Estágio – concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte (IEL-RN), entidade que integra o Sistema FIERN – anunciou seus vencedores em solenidade realizada no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria, nesta terça-feira 9. A edição é referente ao ano de 2020, que não havia sido entregue devido a pandemia da covid-19.

O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, frisou que a premiação visa contemplar as melhores práticas de estágio em conformidade com a Lei de Estágio e premia tanto os estudantes quanto as empresas e as instituições de ensino. “O Prêmio vem realmente para fomentar o programa de estágio uma vez que o propósito do estágio é ser um programa socioeducativo”, ressaltou.

Nesta edição, explica ele, o prêmio passou por uma reformulação e hoje está com o foco em projetos inovadores. “Então, a proposta é buscar projetos de estágio que tenham essa ‘pegada’ da inovação, da transformação digital”, disse.

Além disso, ele ressalta que, com a pandemia, a era digital “veio pra ficar”. “O prêmio veio casando com esse momento de transformação digital, indústria 4.0, e para 2022 a expectativa são projetos inovadores que busquem trazer não só benefício para o estagiário como também para a empresa”, acrescenta.

Coordenador do Prêmio IEL de Estágio no RN, André Pereira, frisou que a premiação congrega a prática entre alunos, instituições de ensino e setor de Recursos Humanos de empresas focando na inovação e práticas inovadoras. “A importância é fazer com que essa prática tenha cada vez mais aderência à legislação de estágio”, comentou.

Os projetos avaliados estão inseridos em temas como desburocratização, transformação digital, tecnologia e sustentabilidade.

Para a reitora do Centro Universitário Facex, Candice Figueiredo, que venceu na categoria Inovação Educadora, é uma “felicidade e emoção [conquistar o prêmio] depois de um ano tão desafiador”. Ela disse também que foi uma oportunidade para se reinventar e é “gratificante estar aqui [na solenidade de premiação] presencialmente”.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) saiu vencedor em duas categorias: Empresa Inovadora e Projeto Inovador (Empresa Grande Porte). O chefe do Setor de Estágios Alexandre Lima reforçou a importância que representa o prêmio. A conquista mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Vencedora na categoria Projeto Inovador (Empresa Médio Porte), Lhayana Macedo, do Sebrae, falou sobre a conquista do 1º lugar. “Espero continuar fazendo esse tipo de projeto”, comentou. Ela declarou que iniciativas como esta do IEL são “muito interessantes”. “Faz a gente ficar motivado”, disse.

Este ano, não ocorrerá a etapa nacional. Prevista somente para 2022, quando será realizada uma nova etapa estadual e os finalistas poderão voltar concorrer a etapa nacional.

Fórum Estágio do RN

No mesmo dia, também acontece a 10ª Reunião do Fórum de Estágio do RN, presidida pelo superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra.

O Fórum é uma iniciativa do IEL-RN e, segundo ele, é uma boa prática em que busca envolver as partes necessárias para um programa de estágio.

Presença de instituições de ensino, empresas importantes como MPRN, Guararapes, Sebrae, Senac. “Esse Fórum junta essas partes importantes para o programa de estágio e se discute boas práticas, melhorias para ter um programa exemplar no estado”, concluiu.

Prêmio IEL de Estágio – Confira os vencedores:

  • Empresa Inovadora – Ministério Público do RN
  • Projeto Inovador (Empresa Grande Porte) – Alan Ferreira da Silva – Engenharia da Computação/UFRN, Empresa: MPRN
  • Projeto Inovador (Empresa Médio Porte) – Lhayana Vieira de Macedo – Economia/UFRN, Empresa: Sebrae-RN
  • Educação Inovadora – Centro Universitário Facex – Unifacex
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.