BUSCAR
BUSCAR
Em comunidade
Medicina da Ufersa integra Federação Internacional de Estudantes Médicos no Brasil
Representação da Universidade concorreu com outras 110 escolas de medicina de todo o Brasil e ficou entre as 17 escolhidas para defender a candidatura na 51ª Assembleia Geral
Ufersa
06/05/2017 | 10:17

O curso de Medicina da Ufersa ainda não completou nem um ano de funcionamento e já conseguiu mais uma conquista nos cenários nacional e mundial. No último final de semana, em Belém (PA), um comitê de estudantes do curso foi escolhido para integrar a IFMSA Brazil, na condição de Comitê Não Pleno. A IFMSA Brazil é parte da comunidade mundial da IFMSA – International Federation of Medical Students’ Association –, a maior organização estudantil do planeta, que congrega acadêmicos de medicina de mais de 120 países.

A representação da Ufersa concorreu com outras 110 escolas de medicina de todo o Brasil e ficou entre as 17 escolhidas para defender a candidatura na 51ª Assembleia Geral conquistando a aprovação unânime para integrar a Federação. O comitê da Universidade do Semiárido defendeu um trabalho sobre o problema da Hanseníase em Mossoró por meio da colaboração de 27 agentes de saúde que atuam em 4 unidades básicas do município. Juntos esses agentes atendem a uma população de mais de 15 mil pessoas.

O estudante Henrique Dagostin foi o responsável por defender o Comitê na seleção e também de levar o nome da Ufersa para o IFMSA Brazil. “Eu não esperava ser escolhido, estava receoso. Concorremos com equipes de todo o Brasil das quais muitas tinham cerca de 100 alunos integrando o comitê local. O comitê da Ufersa é formado por 10 estudantes, no momento”, comentou Henrique. Ainda segundo o estudante, a equipe do IFMSA avaliou a faculdade, a estrutura do curso, a responsabilidade social do curso com a comunidade, o potencial que a medicina pode gerar na região, entre outros critérios.

Agora com o certificado de Comitê Não Pleno pelo IFMSA Brazil, o curso de Medicina passa a ter voz na Organização e credencia a Universidade a aspirar pela Plenitude. Sendo um Comitê Pleno, a Medicina da Ufersa passará a ter voz e voto na Organização e também fica apta a receber e enviar estudantes para fazer intercâmbio em escolas médicas do Brasil e de outros países.

A Coordenadora de Medicina da Ufersa, a professora Andrea Taborda, também comemorou a participação e a inserção da Ufersa na IFMSA Brazil. “Somos um curso que está se consolidando com uma nova prática de ensino médico e isso nos incentiva a continuar trabalhando e buscando a qualidade para os nossos alunos”, comentou.

Nacionalmente, 95 escolas médicas dos 26 estados brasileiros já possuem Comitês Locais ativos, que realizam atividades de representatividade estudantil; educação médica; promoção de saúde; produção científica; capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.