BUSCAR
BUSCAR
Educação

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

Medida integra política para implementar educação étnico-racial
Agência Brasil
02/05/2024 | 17:41

O Ministério da Educação (MEC) vai apresentar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas escolas. Os editais com as propostas serão publicados nos próximos meses e poderão ser aplicados em todas as instituições de ensino do país – públicas e privadas. A medida faz parte do desenho da Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, que deve ser anunciada no próximo dia 14.

Ao todo, a política possui sete eixos, sendo um deles o diagnóstico de monitoramento da implementação da Lei 10.639/2003, que determinou a inclusão obrigatória do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as etapas da educação básica.

A lei 10.639/2003, que determinou a inclusão obrigatória do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as etapas da educação básica / Foto: Agência Brasil
A lei 10.639/2003, que determinou a inclusão obrigatória do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as etapas da educação básica / Foto: Agência Brasil

O anúncio foi feito em meio a casos recentes de racismo em unidades de ensino. Um deles ocorreu no dia 3 de abril, em Brasília, quando alunos da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima foram hostilizados com xingamentos racistas por alunos do Colégio Galois, durante uma partida de futsal válida pelo torneio Liga das Escolas. Por causa do episódio, o Colégio Galois – escola privada da capital federal – expulsou alguns dos envolvidos identificados, sendo que outros pediram desligamento da instituição.

Outro caso que teve ampla repercussão foi denunciado pela atriz Samara Felippo, que registrou boletim de ocorrência eletrônico após sua filha, de 14 anos, ter sido vítima de racismo em uma escola de alto padrão em São Paulo.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), no registro da ocorrência a atriz mencionou que ofensas racistas foram escritas em um dos cadernos da filha. O caso foi registrado como “preconceito de raça ou de cor” e está sendo analisado pelo 14º Distrito Policial de Pinheiros, na capital paulista. O episódio aconteceu na Escola Vera Cruz, no bairro de Pinheiros, e duas alunas envolvidas foram suspensas pelo colégio.

Uma pesquisa divulgada no ano passado mostrou que 71% das secretarias municipais de Educação não têm ações consistentes para atender a legislação. Outro estudo divulgado este ano indica que cerca de 90% das turmas de educação de creche e pré-escola ignoram temas raciais.

Para acelerar a implementação da Lei 10.639/2003, o MEC deve anunciar um trabalho de fortalecimento das redes educacionais por meio de um regime de colaboração e coordenação federativa. Estão previstos incentivos financeiros, técnicos e simbólicos na implementação da política nacional de educação das relações étnico-raciais.

Livros didáticos

Segundo o MEC, uma comissão – formada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – tem produzido análises para aperfeiçoar editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Esse programa avalia e disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público.

Além dos livros didáticos, a política nacional a ser lançada pelo MEC este mês deve dar destaque à publicação de livros literários direcionados à temática étnico-racial.  

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 682,32
29/05/2024 às 10:01
Lewandowski autoriza acionamento de câmeras corporais pelos próprios policiais
A normativa estabelece as condições para uso das câmeras, fixando quais situações exigiriam o uso
29/05/2024 às 08:34
Programa dará apoio psicológico a profissionais da segurança
Assistência começa por Rio Grande do Norte, Sergipe Minas e DF
28/05/2024 às 17:07
Programa Brasil Digital vai aumentar alcance da TV com mais definição
Portaria estabelece regras para ampliar oferta em 250 municípios
28/05/2024 às 16:47
Morre pai do ministro Alexandre de Moraes
Velório será na capital paulista e restrito à família
28/05/2024 às 16:35
Comissão do Senado aprova prorrogação do Plano Nacional de Educação
Ele vai vigorar até dezembro de 2025
28/05/2024 às 15:52
Lula: com qualidade, escola pública atrairá estudantes de classe média
Presidente participou da apresentação de dados sobre alfabetização
28/05/2024 às 15:51
Ministério lança diretrizes para uso de câmera corporal para policial
Medida busca transparência das ações de segurança pública
28/05/2024 às 15:40
Brasil recupera desempenho de alfabetização do período pré-pandêmico
Resultados do Criança Alfabetizada foram apresentados nesta terça
28/05/2024 às 13:23
Menstruação segura ainda é desafio no Brasil, indica Unicef
Dia Internacional da Dignidade Menstrual é celebrado nesta terça-feira
28/05/2024 às 10:14
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.