BUSCAR
BUSCAR
Dicas
Massa magra: como combater a perda durante a quarentena?
Conhecido como “sarcopenia”, problema muscular atinge principalmente pessoas acima de 40 anos e pode ser agravado pela falta de exercícios físicos; Agora RN traz dicas para recuperar a forma física
Redação
16/06/2020 | 02:08

A perda da musculatura, ou perda de massa magra, faz parte do envelhecimento do corpo e tende a avançar a partir dos 40 anos. No entanto, hábitos ruins como o sedentarismo podem acelerar o processo, chamado de sarcopenia, levando à redução da mobilidade e impactando severamente a qualidade de vida. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% da população adulta brasileira é considerada sedentária, ou seja, não pratica pelo menos duas horas e meia de exercícios moderados por semana.

Sinais

Os primeiros sinais de perda de massa magra são a diminuição da força e redução da circunferência das pernas e braços, que ficam mais flácidos.
Considerado um problema de origem multifatorial, além da falta de exercícios, a perda de massa magra também pode ser agravada por uma alimentação desequilibrada e sono irregular. Para combater esse mal, é necessário incorporar uma rotina mais saudável ao seu dia a dia.

Dicas de exercícios para evitar a perda de massa magra
Para manutenção de massa muscular, o treino mais adequado conta com exercícios resistidos que podem ser feitos com o próprio peso corporal, conforme recomendam especialistas em educação física.

Dicas do educador físico:

  • Agachamento

Em pé, com as pernas afastadas e os pés posicionados para frente, flexione os joelhos como se fosse se sentar.
Repetição: duas séries de dez, com pausas de 30 segundos

  • Afundo

Em pé, dê um passo à frente com uma perna de cada vez, flexionando os joelhos até que a perna de trás forme um ângulo de 90 graus.
Repetição: duas séries de dez, com pausas de 30 segundos

  • Panturrilha

Fique em pé com as pernas unidas, depois na ponta dos pés e retorne à posição original.
Repetição: duas séries de dez, com pausas de 30 segundos

  • Abdominal reto no solo

Com as costas no chão e pernas dobradas, levante o tronco em direção aos joelhos, concentrando o esforço na região do abdome.
Repetição: duas séries de dez, com pausas de 30 segundos

  • Prancha frontal

Vire-se de barriga para baixo e suspenda o corpo apoiando os cotovelos e a ponta dos pés no chão.
Repetição: três séries com pausas de 30 segundos

  • Flexão de braço

Na mesma posição da prancha frontal, porém com as mãos apoiadas no chão, flexione os braços e retorne à posição inicial.
Repetição: duas séries de seis flexões, com pausa de 30 segundos

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.