BUSCAR
BUSCAR
Evento

Marcas destacam sucesso do Carnatal e planejam ações em 2026

Ampliação de patrocinadores master e ativações cada vez mais imersivas consolidam o evento como vitrine estratégica para grandes marcas
Redação
17/12/2025 | 05:28

A edição 2025 do Carnatal não representou apenas aumento no público que participou dos três dias do evento. Este ano teve a ampliação no número de patrocinadores master em relação à edição anterior.

Esse crescimento associado ao Carnatal demonstrou o interesse do mercado na visibilidade proporcionada pela festa. A presença de patrocinadores de diferentes setores diversificou as parcerias comerciais do evento.

caRio Grande do Norteatal Público de 140 mil pessoas que passou pela festa consumiu ativações das marcas - Foto: Luana Tayze/CaRio Grande do Norteatal
Público de 140 mil pessoas que passou pela festa consumiu ativações das marcas - Foto: Luana Tayze/Carnatal

O executivo de Eventos da Pernod Ricard no RN, PE e PB, Dilton Sales, vê como “extremamente positiva” a participação da empresa, por meio da marca Beefeater, no Carnatal. “Estar presente durante três dias, em contato direto com foliões, reforçou de forma poderosa a presença da marca no Estado. A gente conseguiu fazer um 360 real do on-trade ao off-trade conectando bares, restaurantes, hotéis, distribuidores e supermercados em uma mesma conversa. Os resultados vieram tanto no que conseguimos medir quanto no que sentimos na energia do público: aumento de awareness, experimentação qualificada e, principalmente, a percepção de uma marca que está presente, investe e entende a cultura local”, declarou.

Para ele, o Carnatal entregou “momentos incríveis”, mas o que mais chamou atenção foi a “capacidade do público de se engajar com a marca de forma espontânea”. “As ativações viraram ponto de encontro. A fusão de micareta com festival no gramado da Arena das Dunas criou um ambiente perfeito para experimentação e convivência”, comentou.

Este ano, inclusive, a gerente Nacional de Eventos da Pernod Ricard, Paloma Barouchel, veio conferir de perto o evento, trazendo boas avaliações e feedbacks. “O Carnatal segue em expansão e vivemos uma grande transformação na experiência do evento”, disse Sales.

Ele ressaltou que “o time e a marca querem estar ainda mais presentes [no Carnatal]”. “Com a evolução do evento, mais tecnologia e novas oportunidades de conexão emocional, o nosso foco é ampliar a experiência, fortalecer ainda mais os parceiros do on-trade e do off-trade, e criar ativações que gerem lembrança duradoura. O Carnatal está crescendo, e a marca quer crescer junto”, finalizou.

Gerente de marketing do Natal Shopping, Diana Petta, afirmou que o “Carnatal é experiência, conexão e memória”. Na visão dela, ser parceiro do Carnatal representa estar junto de quem faz a diferença na cidade. “Nesses dias de evento, nós não apenas nos aproximamos de novos públicos, como reforçamos os laços com a nossa rede de clientes fidelizada, especialmente através da ação realizada com o Mais NAT, nosso programa de relacionamento, onde pudemos ampliar presença e relevância”, disse.

image
Diana Petta, do Marketing do Natal Shopping – Foto: Carnatal/Reprodução

Petta destacou que “o Carnatal é muito mais do que uma grande festa, é um verdadeiro ecossistema de negócios que impulsiona a economia local de forma significativa, não apenas em nível estadual, mas também nacional.” “A cidade fica imersa por três dias, só se fala do Carnatal, e muito disso se deve à experiência do público, que vai se renovando e é aprimorada ano a ano. Quem vai uma vez não deixa de participar. Isso diz muito sobre o varejo, que se fortalece com experiências bem produzidas e que, consequentemente, se transformam em memórias”, analisou.

Em 2025, o Carnatal marcou a volta da Skol ao evento. A gerente regional de marketing da Ambev, Thalita Barreto, disse que “foi um grande momento de reconexão com o público potiguar” e lembrou o púbico de 140 mil pessoas que passou pelo evento ao longo dos três dias. “Nossas ativações funcionaram o tempo todo e reforçaram esse vínculo histórico que Skol tem com o Rio Grande do Norte, com o Carnatal e com o universo da micareta, um evento que já anuncia o verão e aquece o clima de carnaval no Nordeste”, disse.

Para ela, o Carnatal “foi decisivo para reafirmar Skol como a cerveja que pulsa junto com a festa e a diversão no Nordeste”. Segundo a gestora, a resposta do público disse muito sobre isso. “Levamos daqui insights valiosos, que vão desde o desejo por experiências mais personalizadas e imersivas até a força da integração entre o físico e o digital. Esses aprendizados já iluminam novos caminhos para futuras campanhas e iniciativas da marca”, declarou.

image
Marca Beefeater conectou público com ativações nos três dias do Carnatal – Foto: Carnatal/Reprodução

Evento fortalece incremento de turistas do Mercosul

O sucesso da edição deste ano do Carnatal já fez com que operadores do evento já contem com o incremento de turistas de países do Mercosul para a edição de 2026 após ação da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

Com níveis destacados de satisfação e de compreensão da potencialidade da Cidade Carnatal durante os três dias de folia, três operadores da Argentina — principal mercado emissor internacional do estado — vivenciaram um roteiro completo no Rio Grande do Norte, incluindo a participação no Carnatal, abrindo caminho para novas rotas de divulgação.

Para o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, “o Carnatal, além de ser um dos maiores eventos de entretenimento do Brasil, também, é um produto turístico estratégico do Rio Grande do Norte”.

Na avaliação dele, a participação oficial do Governo do Estado no evento abriu portas inéditas para a promoção do RN em operadoras nacionais e internacionais, ampliando o fluxo de visitantes e fortalecendo a imagem do estado como destino completo.

De acordo com o gestor da autarquia estadual, o Carnatal passa a ocupar outro patamar no diálogo com o trade turístico, funcionando como um chamariz para viajantes que, ao adquirirem o ingresso do evento, passam a consumir também hotelaria, gastronomia e experiências em diferentes regiões do Estado, como Pipa, Maracajaú e São Miguel do Gostoso.

A intenção da Emprotur focou para além de aumentar o fluxo de turistas no período do Carnatal, aumentar também a experiência desses turistas no Rio Grande do Norte, para que ele inclusive possa retornar ao estado em um outro período e também compartilhar a experiência para que outras pessoas possam vir.

Nesse intuito, a Emprotur, esse ano, em especial, ativou, em parceria com o Carnatal, trazendo três operadores internacionais da Argentina, que é o primeiro país no ranking de emissores para o Brasil, para viver uma experiência 360 graus do evento.

ESG, saúde e negócios

A edição deste ano também consolidou um conjunto de ações voltadas para responsabilidade socioambiental, inclusão e impacto econômico positivo na capital potiguar. O evento manteve e ampliou as estratégias previstas no conceito de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), incorporando em 2025 iniciativas ainda mais robustas em energia limpa, acessibilidade universal e engajamento social.

Além disso, este ano teve a estreia do Carnatal Health, programa que conecta movimento e bem-estar ao evento, oferecendo treinos, desafios, conteúdos de nutrição e experiências exclusivas antes dos dias oficiais da festa, incentivando escolhas mais saudáveis e alinhadas ao estilo de vida do público atual. E que para 2026 será ampliado com novidades.

O Carnatal 2025 também trouxe como novidade a Semana de Negócios, reunindo especialistas e profissionais que atuam na construção da festividade com foco em vendas, comunicação e oportunidades que o evento gera durante todo o ano e serve como uma chance para empreendedores, comerciantes e profissionais que desejam lucrar com o fluxo econômico e turístico da Cidade Carnatal.