11/11/2023 | 05:00
MARCELO ANTUNES, 51, é uma das pessoas mais generosas que eu conheço. Designer gráfico é pioneiro quando o assunto é empresa de diagramação no Rio Grande do Norte. Criou a Terceirize Editora em 2001 seguindo a veia empreendedora e a paixão pela comunicação herdado dos pais. Antes atuo em construtora, agronegócio, restaurante, papelaria e negócios com veículos. No entanto decidiu sua rota e teve como principal escola o saudoso jornal Diário de Natal. Foi lá que aprendeu a materializar no papel imagens e palavras. Perdeu as contas de quantas revistas, jornais e livros dentre outros trabalhos executou. A assinatura de sua empresa pode ser vista em vários. O homem grande de quase 1,9metros metros é também um homem família e de fé, que se alegra com os outros, busca a paz e gosta de servir. Sem de tudo é um ótimo papo é um viajante incansável. Para ele todo ritual desde arrumar as malas, o encanta. Por isso já conhece diversos países, sempre ao lado da esposa Silvia, que conheceu ainda na adolescência. É pai de duas filhas e avô de uma neta, seu xodó. O administrador por formação é um misto de valentia com mansidão. Não a força humana, mas a condição de não desistir dos seus propósitos, mas não pise no seu calo. Embora seja bastante dedicado ao trabalho, sabe dosar as horas de lazer e as dedicadas a igreja que frequenta. “Sou um homem em busca de cumprir a missão como pessoa, pai, esposo, profissional, nessa curta passagem e deixar um bom legado. Luto de dia e de noite para ser uma pessoa melhor e errar menos”, conta @marceloterceirize
Por que começou em diagramação?
Consegui alcançar o início da informatização no setor de diagramação de impressos, no ano de 1996, em Natal. Tive oportunidade de fazer alguns cursos na área de designer gráfico, em Fortaleza, época em que meu pai era ombudsman do jornal O Povo, no Ceará. Em seguida, fui chamado para trabalhar no saudoso Diário de Natal, do Grupo Assis Chateaubriand, que serviu de grande escola para minha vida profissional atual. Foi lá que tudo começou.
O que mais gosta no seu segmento?
Dar vida às ideias e sonhos e vibrar junto com os meus clientes. Sofro e comemoro com eles a cada publicação. Fazemos como se fosse nossa e cuidando de cada detalhe das edições. Cada lugar da cidade que vejo uma publicação que foi executada por nós, nos enche de orgulho. Penso que esse é o combustível que nos move. Aprimorar e ver a satisfação de nossos clientes.
O que caracteriza uma boa editora?
Não é nada fácil manter uma editora depois da era digital. A informação foi pulverizada no mundo e a concorrência aumentou. Não concorremos apenas aonde estamos sediados, mas com o mundo todo. Hoje é fácil atender clientes de forma virtual e isso leva a novos desafios e a se reinventar a todo instante. Mas acredito que a receita é ter boa qualidade, celeridade e cumprir os prazos.
Como vê o avanço do digital?
Um desafio. Mas de uns anos pra cá abrimos as duas frentes: impresso e digital. Dá para conciliar e se assemelha muito a execução de ambos. Criamos uma plataforma, chamada Boraler, que é uma banca digital, justamente para atender as demandas digitais. Hoje 70% do nosso trabalho é de publicação digital. Fazemos livros, revistas, jornais, catálogos, impressos, como também e-books, revistas, informativos e catálogos digitais. Temos de estar sempre antenados com as novas tecnologias para não ficar à deriva.
O que a vida te trouxe de melhor?
A fé em Deus. Sem dúvida. Por ela veio um sentido novo em minha vida. Passei a valorizar mais o que passava despercebido e vi quão pequeno e insignificante somos. Acho uma ousadia muito grande alguém se envaidecer de ser ou ter algo, tendo em vista que somos micro, mas micro mesmo! Para mim o grande aprendizado dessa vida foi reconhecer como somos pequenos e daqui não levamos nada; somente nossas obras. Uma das grande experiências da vida meu encontro com Deus. Não tem como descrever isso. Mas é o que me rege e o meu maior tesouro.
Uma mania, uma superstição?
Minha mania procurar promoção para viajar. Isso já virou rotina diária. Estabeleci isso como meta há uns 20 anos. Já andei bastante por aí. Superstição eu não tenho.
O que as pessoas não sabem sobre você?
Sei lá. Falo demais. Esse é um de meus muitos defeitos.
O que gostaria que soubesse sobre você?
Que não desejo mal a ninguém. Fico triste quando somos medidos de forma injusta. Se tem uma coisa que me preocupo é de entristecer alguém. Estabeleci como parâmetro sempre me colocar no lugar das pessoas e dizer: e se fosse eu? Luto pela paz e a sigo de dia e de noite.
Saiba tudo
- É hoje no Iate Clube, a partir das 16h, que o querido multiinstrumentista Diogo das Virgens comemora seu aniversário e grava DVD com músicas autorais. A festa é open bar e open food e promete todo astral do cantor, bem ao por do sol.
- Segue até o próximo dia 22 de Novembro a 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês. São 19 filmes de todos os estilos exibidos no Cinópolis do Natal Shopping. Dentre as pérolas o vencedor da Palma de Ouro, Anatomia de uma Queda.
- Agende-se: dia 01 de dezembro. No na AABB tem a festa Retrô Night com o projeto Vitrola Livre do bacana Maurílio Jordan, tocando os sucessos pop nacional dos anos 80/90 e ainda Rildo Lima, garantindo uma trilha sonora incrível para dançar e relembrar os grandes clássicos.
- Várias gerações se encontram hoje, a partir das 13h na maior festa de ex-aluno do país, a “Ex-Marista Nunca”. Com produção da Mestiço e tendo como atrações Banda Magníficos, Renno Porta, Pedro Luccas, Mesa 12 e Gota Elétrica, promete.
- A Aldeia Sesc Seridó, um dos maiores eventos culturais do estado, integra a rede de solidariedade do Mesa Brasil arrecadando alimentos durante a programação. A primeira ação ocorre hoje no show de abertura com banda Feras, no Sesc Seridó, às 18h.
- Termina amanhã a 17ª edição do Festival Bar em Bar com o tema “A alegria tá na mesa” é que celebra a pluralidade gastronômica dos botecos. São 48 estabelecimentos entre bares e restaurantes oferecendo pratos divididas em três faixas de preço.
Happy birthday
Sábado 11
Luciana Santa Rosa, Andrea Alcântara, Suzana Maria Ledebour, Marília Morais, Nironaldo Câmara Sousa, Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, Renato Lins Bahia, Luiz Gomes, Sibeli Lins.
Domingo 12
Luís Antônio Felipe, Breno Perucci, Andrea Moura, Justina Iva, Fernanda Souza e Magali Medeiros.
Segunda 13
Valéria Credídio , Marcelo Antunes, Lorena Ciarlini, Bruno Póvoa, Marcelle Brandão, Zélia Pinheiro, Sônia Fonseca