O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira 18 o presidente do Equador, Daniel Noboa, em Brasília. O encontro ocorre em meio ao aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e à estratégia do governo de buscar novos mercados para driblar a pressão externa.
Lula se reúne com Noboa na manhã desta segunda no Palácio do Planalto e, à tarde, participam de um almoço no Palácio do Itamaraty.

Ainda nesta semana, o presidente brasileiro viajará à Colômbia para a 5ª Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos, em Bogotá, um encontro preparatório para a COP30.
Diante das tentativas frustradas de negociação com os Estados Unidos, que aplicou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, o governo tem intensificado a busca por novos parceiros comerciais e fortalecido alianças internacionais.
A CNN informou que Lula deve realizar, no início desta semana, novas conversas por telefone com líderes internacionais, incluindo o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. O presidente também pretende dialogar com representantes da França, Alemanha, Reino Unido e da União Europeia, com as agendas ainda em definição.