BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
Kleber Fernandes: atitudes de Fátima geraram alto índice de desemprego
Vereador pelo PSDB, Kleber Fernandes elogia a atual legislatura municipal e defende que seja feito um debate de alto nível sobre o Plano Diretor de Natal, que chegará à Cãmara Municipal em breve. No tocante ao enfrentamento à pandemia, ele ressalta o papel do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e critica a administração da governadora Fátima Bezerra
Redação
24/06/2021 | 07:45

O vereador Kleber Fernandes (PSDB), numa entrevista ao Agora RN, falou sobre a expectativa da chegada do projeto do Plano Diretor à Câmara Municipal de Natal e também das gestões dos governos federal, estadual e municipal, no contexto da pandemia. O parlamentar avaliou os trabalhos do parlamento nos primeiros meses do ano e ressaltou sobre sua perspectiva para as eleições do ano que vem.

Agora RN: Qual a avaliação que senhor faz dessa nova legislatura e dos trabalhos da Câmara nesse primeiro momento do ano?

Kleber Fernandes: “Os vereadores novatos têm apresentando um volume de projetos de lei bastante considerável, com pautas interessantes. A Câmara está mais plural, com diversos segmentos, com setores da sociedade civil organizada e também das comunidades. Isso fortalece muito o poder legislativo, então vejo que a Câmara está com uma nova roupagem, para melhor, com debates mais propositivos e pensando a cidade de uma forma macro, principalmente nesse momento de pandemia. As comissões têm feito um excelente trabalho com fiscalizações in loco nas instituições públicas, como escolas, secretarias, hospitais UPAs e outras instituições. Eu entendo que a Câmara tem, agora, uma importante ação nesse momento em uma legislatura que tem sido mais fortalecida”.

Agora RN: “Qual a sua expectativa para a chegada do Plano Diretor à Casa?

Kleber Fernandes: “Deverá chegar nos próximos dias à Câmara, no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça. Devemos fazer um debate de alto nível, o papel da comissão é analisar os aspectos legais do projeto, assim como todos que chegam aqui. Nós pretendemos fazer uma audiência pública convidando professores universitários, doutores do direito constitucional, pessoas que tenham conhecimento nas áreas urbanística e meio ambiente, ouvir as instituições, a sociedade civil organizada, ouvir a organizações não governamentais e, principalmente, pessoas que tenham conhecimento na área do direito constitucional, para identificar possíveis lacunas ou brechas jurídicas para que depois não possam ser usadas como objeto de questionamento depois da aprovação”.

Agora RN: Qual o balanço que o senhor faz dos gestores estaduais, municipais e federais nesse contexto do combate pandemia?

Kleber Fernandes: “Com relação à gestão municipal, temos visto uma atuação muito contundente do prefeito Álvaro Dias desde o início da pandemia, com implementação de providências enérgicas, como a instalação do hospital de campanha, unidades de atendimento no Cemure, Zona Oeste, no Nélio Dias, os drives-thru para a vacinação, assistência social correndo em paralelo, dando suporte às famílias com distribuição de cestas básicas, cadastramento, apoio, porém, o município fica refém na distribuição das vacinas, que é de responsabilidade do governo federal, que distribui aos estados que distribui aos municípios. A prefeitura fica muito dependente nesse processo de aquisição das vacinas, ela não tem autonomia própria e fica limitada no avanço, mas a Prefeitura tem atuado de forma muito capaz, o prefeito tem sido muito presente no dia-a-dia de tomada de decisão. Eu acredito que foi fundamental para o equilíbrio nas ações da saúde e, em paralelo, toda atenção e flexibilidade do funcionamento do comércio, o que garantiu para que Natal, apesar de todos os prejuízos, não tivesse em situação pior na pandemia. O estado, acho uma administração que deixa muito a desejar. A governadora tomou atitudes de impedir o funcionamento de muitas entidades e empresas que vieram a sucumbir e gerou um alto índice de desemprego na cidade. Decretos e intervenções abusivas na economia local e uma inércia nas ações de combate à pandemia. O governo não apresentou soluções como a prefeitura apresentou, ou seja, não vimos investimento em hospitais de campanha, infraestrutura e aparelhamento como respiradores para o combate a pandemia, e se restringiu a fazer decretos destruindo a economia local. Acho que essa atitude foi reprovada pela população, eu acho muito negativa. O governo federal, acredito, tem feito alguns investimentos, porém pecou em alguns pontos específicos, como a demora na aquisição das vacinas, avançar nessa imunização no Brasil inteiro, com a demora na liberação das vacinas pela Anvisa, e isso fez com que, havendo essa demora, o processo de imunização nos municípios ficou prejudicado. Porém, em Natal, tem feito uns investimentos importantes, como a obra do terminal turístico da Redinha, a engorda da praia de Ponta Negra, as pavimentações e drenagem do Planalto, a liberação e recursos para pavimentação de ruas na zona Norte, acertou nesse sentido e errou em outros. Os pronunciamentos do presidente, às vezes, geram impacto na economia do país e até no aspecto econômico internacional. Qualquer declaração de um presidente da República tem uma repercussão muito grande”.

Agora RN: No final do próximo ano vai haver eleição para nova mesa diretora da Câmara, o senhor pretende concorrera presidência?

Kleber Fernandes: “Esse é um assunto que está muito prematuro ainda, sabemos que a Câmara tem eleição em dois biênios, o atual presidente Paulinho Freire vem conduzindo esse biênio com muita responsabilidade, com muita maestria e dedicação, é quase que uma unanimidade entre os vereadores, assumiu recentemente a FECAM, fruto da sua articulações e capacidade, é um vereador experiente, tem sido reconhecido no âmbito estadual pela sua competência. A Câmara tem uma imagem muito positiva da forma que vem conduzindo. Houve uma mudança no regimento da Casa, que possibilita a reeleição do presidente, então isso é uma questão que no momento oportuno ela vai analisar junto ao vereadores aceca da continuidade ou não. Não sabemos da intenção pessoal dele, se ele desejar continuar, terá meu apoio”.

Agora RN: O senhor tem pretensão de sair candidato nas próximas eleições?

Kleber Fernandes: “Ainda vou discutir como nosso grupo, com nossa base eleitoral, ver com o presidente do partido, que é o prefeito Álvaro Dias. É uma decisão e deve ser partidária, a formação de nominatas que deve ser discutida de forma colegiada”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.