BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
Kelps diz que Fátima Bezerra tem gestão mal avaliada e não será reeleita
Pré-candidato a deputado federal, parlamentar faz balanço de sua atuação na Assembleia Legislativa, fala sobre o quadro político-eleitoral no Estado, que se prepara para as eleições, e os encaminhamentos da CPI da Covid
Alessandra Bernardo
26/01/2022 | 07:53

Presidente da CPI da Covid-19 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que investigou possíveis irregularidades nos contratos firmados pelo governo do Estado na condução da pandemia, o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) iniciou o ano de 2022 olhando para as novas batalhas que o esperam, com uma avaliação positiva de sua atuação passada. “Tenho muito orgulho dos três mandatos que estou concluindo na Assembleia Legislativa”, afirmou.

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, Kelps faz um balanço do seu mandato na Assembleia, fala de suas expectativas políticas e eleitorais para 2022 e dos encaminhamentos para o relatório final da CPI da Covid, encerrada no final de dezembro.

AGORA RN: Qual a visão que o senhor tem sobre o quadro político nacional? O Solidariedade pode vir a se aliar (ou formar federação) com o PT de Lula ou o PL de Bolsonaro, nacional ou estadualmente?

KELPS LIMA: A executiva nacional do Solidariedade decidiu que não fará federação com nenhum partido no Brasil. Já houve uma decisão formal sobre isso. Ainda não houve reunião para decidir qual será sua posição formal acerca da sucessão presidencial. Eu defendo que o Solidariedade tenha candidato próprio tanto para presidente da República quanto para governador do Estado, porque essa é a postura do partido no Rio Grande do Norte. Apresentar candidaturas e alternativas. Eu defendo que o RN tenha candidato a governador pelo Solidariedade e um dos nomes que se apresenta é o do nosso candidato na eleição passada, Brenno Queiroga.

AGORA RN: Como o senhor vê o quadro político-eleitoral no RN?

KELPS LIMA: O que está muito claro nas pesquisas é que há a candidatura da governadora Fátima Bezerra (PT) e uma parcela significativa da população, que, pela última pesquisa deu 52%, não quer que ela seja reeleita. Tão logo se inicie o processo eleitoral, e essa população que não quer Fátima reeleita, identifique qual o melhor nome para derrotá-la, isso será encaminhado. Não acredito na reeleição da governadora, salvo alguma mudança muito grande na sua gestão, que é muito mal avaliada. E, geralmente, governadores que têm gestões mal avaliadas não são reeleitos.

AGORA RN: Qual a avaliação que faz sobre o mandato de Allyson Bezerra, em Mossoró?

KELPS LIMA: A gestão do prefeito Allyson Bezerra tem 73% de aprovação em Mossoró. Não estou lá no cotidiano. Ele é um grande quadro do partido e tem a avaliação da população mossoroense muito alta, o que dá ao Solidariedade e seus integrantes muito orgulho.

AGORA RN: O que o senhor pensa em fazer como deputado federal? O que será prioridade?

KELPS LIMA: Eu sou pré-candidato a deputado federal e como tal, vou com dois objetivos: me dá orgulho de ter, no Rio Grande do Norte, um mandato sério e independente como sempre fiz. Mandatos que não buscam vantagens pessoais, empregar parentes, aderir a governos em troca de cargos. Durante os três mandatos, fui assim no Estado e serei também em Brasília. E outro foco é trazer dinheiro para o RN, as cidades potiguares, Natal e sua Região Metropolitana precisam de um deputado federal, as cidades do interior precisam de recursos. Então, nosso foco será dar orgulho e ser um mandato sério e independente e trazer dinheiro para nosso Rio Grande do Norte.

AGORA RN: Qual o legado de sua passagem pelo legislativo estadual? Qual o balanço que faz desses 3 anos de seu terceiro mandato?

KELPS LIMA: Tenho muito orgulho dos três mandatos que estou concluindo na Assembleia. Fui o deputado estadual que mais aprovou emendas na Constituição do Rio Grande do Norte, presidi uma Comissão Parlamentar de Inquérito depois de 30 anos e uma CPI que não virou pizza e não ficou engavetada. Mantive uma postura de independência, fui o líder da oposição nos três mandatos, não aderi em troca de cargos e não me envolvi em escândalos, não fiz empreguismo com parentes e aprovamos leis importantes, a que proíbe o nepotismo no Rio Grande do Norte é de minha autoria, assim como a Lei da Ficha Limpa para cargos comissionados, e que acabou com marcas e slogans de governo e o fim da residência oficial do governador, então tudo isso me dá muito orgulho e construímos um partido que é um dos maiores do Estado.

AGORA RN: Fazendo um balanço da CPI da Covid e seu resultado final, quais os encaminhamentos a partir de agora e as suas expectativas?

KELPS LIMA: A CPI da Covid na Assembleia Legislativa cumpriu seu papel. Investigou, de forma séria e independente, indiciou as pessoas suspeitas de mau uso e desvio de dinheiro público e agora, tão logo seja feito o relatório final pela Procuradoria da Assembleia, será enviada aos ministérios públicos estadual (MP-RN) e federal (MPF), tribunais de contas do Estado (TCE-RN) e da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e diversos órgãos de fiscalização, inclusive a Polícia Federal. Esperamos que os recursos sejam recuperados e os envolvidos, fortemente punidos.

AGORA RN: Como o senhor avalia a reação do governo estadual ao relatório?

KELPS LIMA: Não vi nenhuma crítica do governo, objetiva e técnica, aos indiciamentos, aos artigos da Lei de Improbidade e do Código Penal, das pessoas que foram indiciadas. Vi manifestações políticas que são naturais de quem foi investigado, do governo que foi investigado e que foram apontadas inúmeras irregularidades. Então, todas as reações foram absolutamente artificiais. O relatório foi técnico, objetivo e apresentado os motivos e os artigos que cada pessoa envolvida estavam e os pedidos de indiciamento.

AGORA RN: Para encerrarmos, qual a mensagem que o senhor deixa para o potiguar?

KELPS LIMA: A minha mensagem sempre é de otimismo. Eu nasci em família pobre, vim de baixo, cresci com dignidade e é isso que eu acredito para o Rio Grande do Norte, que o povo potiguar pode transformar nosso Estado em um estado vitorioso, bem-sucedido e que nos dê muito orgulho. Acordo todos os dias com a disposição de ajudar o RN a vencer, o povo potiguar pode e merece ter isso, basta a gente se unir e olhar na mesma direção, a do desenvolvimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.