BUSCAR
BUSCAR
Justiça

Justiças Federal e Estadual do RN condenam bancos por perdas em fraudes

Instituições estão sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor e às regulamentações do Banco Central
Redação
31/05/2024 | 08:30

Fraudes bancárias são um tema frequente nas discussões sociais e nos grupos de mensagens de amigos e familiares. Muitas pessoas já foram vítimas ou conhecem alguém que sofreu tentativas de golpes financeiros. Criminosos têm se tornado cada vez mais ousados, utilizando recursos persuasivos e convincentes. Além dos aplicativos de mensagens, os golpistas agora se passam por entregadores ou funcionários bancários para obter informações e realizar fraudes. Recentes decisões judiciais na Justiça Estadual e Federal do Rio Grande do Norte têm sido favoráveis às vítimas de fraudes.

A 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte deu provimento a um recurso de uma cliente do Banco do Brasil que buscava indenização por danos morais e materiais após ter seu celular furtado em São Paulo. Os criminosos alteraram a identificação biométrica e subtraíram valores significativos de sua conta bancária. O relator, Dr. Fábio Filgueira, destacou que os bancos tinham condições de verificar os indícios de fraude devido às transferências inusitadas e significativas via PIX, que fugiam do perfil usual da correntista.

Gustavo Nobre, do escritório Lima Cortez Advogados, fala sobre temática. Foto: Divulgação.
Gustavo Nobre, do escritório Lima Cortez Advogados, fala sobre temática. Foto: Divulgação.

Em outro caso, a 3ª Vara Federal do Rio Grande do Norte condenou a Caixa Econômica Federal a restituir perdas e danos a um correntista vítima do “Golpe da Central Telefônica” ou “Spoofing”. O advogado Gustavo Nobre, do escritório Lima Cortez Advogados, ressaltou que uma boa fundamentação e um conjunto probatório robusto são essenciais para o sucesso de ações dessa natureza. Ele também aconselhou que, ao tomar conhecimento de uma fraude, o cliente deve imediatamente comunicar o banco, registrar um boletim de ocorrência e procurar um advogado.

Segundo Nobre, os bancos são obrigados a criar e manter um ambiente seguro para o atendimento virtual de seus clientes, garantindo a segurança dos ativos. “Na busca pela redução de custos, a automação bancária e a virtualização do atendimento têm sido eficazes para o crescimento dos lucros dos bancos. No entanto, pelo risco inerente dessa atividade, os bancos devem assumir os danos decorrentes desse processo. As instituições financeiras dispõem de tecnologias, como logs, geolocalização, IPs e códigos hash, que ajudam a comprovar a ocorrência de fraudes”, afirmou.

As instituições financeiras estão sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor e às regulamentações do Banco Central do Brasil, que visam responsabilizar os bancos por falhas nos serviços e mitigar riscos de operações fraudulentas. Nobre concluiu que, embora as instituições financeiras frequentemente recusem a restituição na via administrativa, o Poder Judiciário tem garantido aos consumidores a recuperação dos danos causados, conforme sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça.

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte
O Inmet também destaca possíveis riscos, como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas
12/01/2025 às 16:27
Ex-vereador de Lagoa de Pedras morre em explosão de caminhão-tanque em São Paulo
Aos 37 anos, Gean não conseguiu escapar das chamas e morreu carbonizado
12/01/2025 às 14:25
Parnamirim tem abastecimento de água reduzido neste domingo 12
Suspeitos teriam retirado cabos e peças do equipamento, causando redução no abastecimento de água
12/01/2025 às 13:30
Boletim de balneabilidade mostra 49 trechos do litoral do RN próprios para banho
Dois trechos de rios (Rio Pirangi-Pium e Rio Pirangi) estão classificados como impróprios
12/01/2025 às 13:18
PM prende mulher e apreende arma de fogo na cidade de Ceará-Mirim
Ação aconteceu após a equipe ser acionada para atender a uma ocorrência envolvendo um casal que estava brigando fisicamente
11/01/2025 às 17:31
Suspeito de tráfico de drogas é preso no Parque Industrial em Parnamirim
Ação ocorreu durante patrulhamento de rotina pela Rua Rio Paraíba
11/01/2025 às 10:27
Praias do litoral potiguar estão próprias para banho neste fim de semana, aponta Idema
Relatório apontou dois trechos de rios em Parnamirim que estão impróprios para banho
11/01/2025 às 08:48
Suspensão de voos em Mossoró preocupa, mas reformas trazem otimismo ao setor
Segundo a deputada Isolda Dantas (PT), aeroporto passa por reformas e deve receber voos de maior porte em breve
11/01/2025 às 05:32
Batalhão Rodoviário realiza prisão por embriaguez ao volante em Nísia Floresta
Homem de 40 anos foi encaminhado à delegacia de polícia em Parnamirim
10/01/2025 às 17:18
Governo do RN assina contrato para construção da Casa da Mulher Brasileira em Natal
Equipamento oferecerá atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, desde o acolhimento até o acesso a serviços integrado
10/01/2025 às 17:10